Solicite um Orçamento
Solicite um Orçamento

Empresa especializada em arquivo de documentos em Porto Alegre: saiba mais

Escolher empresa especializada em arquivo de documentos em Porto Alegre é a escolha mais produtiva para empresas que buscam aliar gestão documental e produtividade. 

Além disso, investir em uma empresa especializada em gestão de documentos libera o espaço físico da empresa para atividades mais produtivas.

Entretanto, isso tudo pode ocorrer com uma solução capaz de garantir sua inviolabilidade e rápida recuperação da informação

Desse modo, é possível prevenir vazamentos de informações, aumentar a produtividade do negócio e garantir agilidade no dia a dia do trabalho em Porto Alegre. 

Quer entender melhor por que contratar um serviço de gestão documental de excelência, quais vantagens impactarão o seu negócio e as consequências de não fazê-la?

Então continue conosco neste artigo da Acervo

Por que contratar uma empresa especializada em arquivo de documentos em Porto Alegre?

Contratar uma empresa especializada em arquivo de documentos em Porto Alegre é um investimento estratégico para otimizar seus processos internos, garantir a segurança das informações e focar nas atividades essenciais do seu negócio. 

Nesse sentido, a Acervo é uma empresa especializada capaz de fazer a diferença para o sucesso do seu negócio.

Através de soluções inteligentes em gestão documental, fomos capazes de otimizar a produtividade de empresas de todo o Brasil, e podemos fazer o mesmo por você.

Somamos mais de 3 décadas de experiência, mais de 500 mil caixas armazenadas em locais totalmente seguros, 10 milhões de documentos no Acervo Cloudfile e 100 milhões de documentos digitalizados.

Entenda mais sobre nossas soluções em gestão de documentos agora: 

Agora que você já conhece nossas soluções, entenda quais vantagens você aproveita contando com a mais adequada para o seu negócio! 

Economia de espaço

Possuir um arquivo de documentos interno pode custar mais caro do que você imagina.

Basta refletir sobre o custo do m² do imóvel, além de outros custos fixos relacionados para mantê-lo.

Por outro lado, é preciso também considerar a atividade produtiva que poderia se dar no local do arquivo.

Afinal, sabemos como são custosos os pontos comerciais para alugar em Porto Alegre, e portanto, a atividade produtiva é crucial para a saúde da empresa.

Nesse sentido, a empresa especializada em arquivo de documentos em Porto Alegre é fundamental.

Produtividade 

A correta gestão documental promove um aumento significativo na produtividade da empresa.

Isso porque através das técnicas de arquivologia empregadas pela empresa especializada em arquivo de documentos em Porto Alegre, é possível:

Segurança 

Segundo dados recentes divulgados no relatório da Verizon, cerca de 74% das violações de dados decorrem da falha humana

Desse modo, além da praticidade e produtividade no negócio, a gestão documental com uma empresa sólida no mercado, como a Acervo, também previne falhas graves ocasionadas pela eventual imperícia.

Aliás, tais falhas podem significar prejuízos capazes de comprometer a operação da própria empresa, senão a sua imagem empresarial, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Por isso, contamos com uma robusta sala-cofre, com vigilância 24h e toda a infraestrutura lógica e operacional para conservar documentos físicos com absoluta segurança. 

Consequências da má gestão de documentos

As consequências da má gestão de documentos podem ser avassaladoras, comprometendo até mesmo a operação da empresa e sua imagem perante todos os stakeholders. 

Por isso, é essencial conhecer e compreender os impactos que uma gestão inadequada pode ter e a importância de adotar práticas eficientes, evitando erros graves.

Veja a seguir as principais consequências da má gestão de documentos! 

Retrabalho

Se um documento importante é perdido, ou mesmo extraviado, isso significa retrabalho.

Em outras palavras, o colaborador responsável deverá pausar outras atividades produtivas para refazer o documento, o que compromete sua eficiência operacional.

Geralmente, o arquivo da empresa é gerido por um profissional que também desempenha outras funções importantes no organismo empresarial.

Ou seja, sua realocação para refazer o documento torna seu trabalho momentaneamente improdutivo.

Entretanto, conforme a frequência da perda de documentos aumenta, pouco a pouco, o retrabalho produz verdadeiros prejuízos

Já com uma empresa especializada em arquivo de documentos em Porto Alegre, por exemplo, todo o fluxo de produção e armazenamento de documentos é seguro e mapeado.

Desconformidade com a lei

A má gestão de documentos também pode levar a outra perigosa consequência: a da desconformidade com a lei, e regulamentações em geral. 

O documento físico ou digital é um suporte para uma informação relevante para o negócio, e pode conter dados pessoais sensíveis.

Tais dados são protegidos por leis e regulamentos específicos, como no caso brasileiro, da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 

Entretanto, caso o seu negócio colha dados em outros países, como aqueles pertencentes à União Europeia, aplica-se a GDPR (General Data Protection Regulation).

É crucial avaliar a operação da empresa, a maneira como capta, processa e armazena os dados pessoais dos seus clientes, alinhando-se às tendências e boas práticas de privacidade de dados na internet. 

Nesse sentido, a falta de controle sobre a retenção adequada de documentos, a privacidade dos dados e a proteção de informações sensíveis pode resultar em violações de conformidade. 

Consequentemente, isso pode acarretar em processos legais, multas significativas e danos irreversíveis à reputação da organização.

Perda de dados estratégicos

A perda de dados estratégicos para a empresa pode produzir prejuízos incalculáveis

Nesse sentido, vale mencionar a pesquisa do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

De acordo com a pesquisa ”CAUSA MORTIS: o sucesso e o fracasso das empresas nos primeiros 5 anos de vida”, que entrevistou 1.846 sócios-proprietários e ex-sócios proprietários, as principais razões para o fracasso são:

1. Falta de planejamento prévio;

2. Gestão empresarial;

3. Comportamento empreendedor. 

Desse modo, a conservação de dados estratégicos se destaca.

Isso porque perder informações estratégicas para a empresa, como faturamento, estoque, contratos, ou documentos trabalhistas, pode trazer prejuízos financeiros, inviabilizar negócios e impedir a análise de dados.

Essa última consequência da má gestão de documentos, aliás, merece especial atenção

Afinal, através da ciência de dados, é possível ter insights valiosos para a tomada de decisões estratégicas. 

Por meio da análise de dados, é possível identificar padrões, tendências e correlações, otimizar processos, entender o comportamento do cliente e até mesmo fazer previsões assertivas.

Ao utilizar técnicas estatísticas e algoritmos de aprendizado de máquina, a ciência de dados embasa as decisões da empresa, reduzindo a incerteza e aumentando as chances de sucesso

Além disso, ela permite identificar ineficiências nos processos internos e melhorar a eficiência operacional, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Mas para tudo isso, é preciso que se garanta o acesso às fontes primárias da informação: os documentos estratégicos

Saúde financeira

A saúde financeira de uma empresa pode ser severamente afetada pela má gestão de documentos.

Isso porque há documentos fiscais e similares cuja guarda é obrigatória, com um prazo mínimo para isso previsto em lei.

Desse modo, caso o documento seja perdido ou eliminado antes do tempo, a empresa estará passível de sanções legais que podem impactar drasticamente a sua saúde financeira. 

Por outro lado, a perda de documentos institucionais pode inviabilizar oportunidades de negócio lucrativas, impedindo o aumento do faturamento da empresa. 

Este artigo foi útil para você?

Então se você não quer sofrer as consequências da má gestão de documentos, conte com a Acervo para transformar o arquivo da sua empresa: clique aqui e entre em contato! 

Calculadora de Benefícios

Calcule Agora

Fale com um Especialista

Tire suas Dúvidas

Desenvolvido e Otimizado por WEBI