Solicite um Orçamento
Solicite um Orçamento

Arquivologia Digital: do papel à Era da Informação

A arquivologia digital é uma área muito importante nos dias atuais, quando a tecnologia e a preservação de informações têm papéis imensuráveis na vida das pessoas e de diversas empresas. 

Com o aumento de dados e documentos eletrônicos dia após dia, torna-se relevante o cuidado para garantir a preservação de informações e o acesso facilitado a elas no futuro, desde trocas de e-mails até arquivos extremamente sigilosos, por exemplo.

Nesse sentido, a arquivologia digital se ocupa diretamente da preservação dos documentos digitais. 

Se você deseja saber mais, a Acervo preparou esse conteúdo comentando tudo sobre o assunto. Acompanhe a leitura!

O que é arquivologia digital?

A arquivologia digital tem como objetivo preservar e realizar a gestão de documentos eletrônicos, desde a criação até o descarte dessas informações. Nesse sentido, estão incluídos: e-mails, arquivos de texto, de áudio e de vídeo até dados de sistemas. 

Dessa forma, diversos profissionais e organizações conseguem ter acesso facilitado a esses documentos, mesmo que as tecnologias utilizadas para criá-los não estejam mais disponíveis no futuro.

Quando surgiu a arquivologia digital?

Não há uma data exata para o surgimento da arquivologia digital. 

Porém, pode-se afirmar que nasceu provavelmente ao longo da década de 1980, com o surgimento dos computadores pessoais e da internet. 

Na época, diversos documentos passaram a ser criados e armazenados em formato eletrônico, tornando-se um grande desafio garantir a preservação de todos os seus arquivos

Do papel à Era da Informação

Vamos entender um pouco mais sobre como foi a evolução da arquivologia até o formato digital? Veja a seguir!

Arquivologia tradicional

Na arquivologia tradicional, com o suporte físico principal no papel, a preservação e gestão de documentos é realizada através de diversas técnicas e práticas. 

O processo incluía a seleção, a classificação, a descrição, a conservação e o acesso aos documentos.

Seleção

O primeiro passo tinha como objetivo identificar todos os documentos que possuíam valor histórico, legal ou administrativo e demandam a preservação  para o futuro.

Classificação

Já a classificação é organizada de acordo com seu nível de importância ou tema. 

Descrição

Para identificar os documentos com mais facilidade, também é necessário realizar a descrição de cada arquivo, com o intuito de fornecer informações básicas sobre eles, como data, autor e assunto.

Conservação

A conservação dos arquivos, por sua vez, é realizada com o objetivo de garantir que eles permaneçam legíveis e utilizáveis no futuro. 

Isso inclui medidas como a limpeza, a encadernação, a restauração, e a armazenagem adequada.

Acesso

Por fim, o acesso a todos os documentos era disponibilizado através de catálogos e inventários, que permitiam a rápida localização de todas as informações de acordo com sua classificação e descrição.

💡 Leia também → Classificação de documentos: como é feita?

Arquivologia na Era da Informação

Com o avanço da tecnologia, passou-se a realizar também a gestão e preservação de arquivos no meio eletrônico. Isso facilitou a vida de muitas pessoas e empresas.

Atualmente, a arquivologia digital funciona por meio de diversos protocolos e políticas, inclusive as mencionadas anteriormente, na arquivologia tradicional.

Entretanto, de modo adaptado aos meios digitais, para garantir o melhor controle e conservação dos documentos eletrônicos. 

Para isso, inclui tecnologias de ponta que garantem que todas informações estejam disponíveis no futuro. 

Outro ponto de destaque da área é a implementação de sistemas de gestão de documentos, que permitem a indexação, a busca dos arquivos e também a segurança e a privacidade de todos. 

Além disso, a arquivologia digital consegue garantir a autenticidade e integridade dos documentos, principalmente através de assinaturas digitais. 

Em suma, a arquivologia digital surgiu graças à tecnologia. É através dela que diversas pessoas e organizações conseguem garantir a preservação e ter uma gestão facilitada de documentos.

Com o aumento e disseminação de documentos, essa área tornou-se indispensável em um mundo repleto de informações produzidas a todo instante. 

Gostou deste conteúdo? Aproveite para conferir mais em nosso blog. Até a próxima!

Calculadora de Benefícios

Calcule Agora

Fale com um Especialista

Tire suas Dúvidas

Desenvolvido e Otimizado por WEBI