Solicite um Orçamento
Solicite um Orçamento

Sala-cofre: o que é? Preciso ter uma?

As salas-cofre, também conhecidas como salas seguras, são ambientes controlados com instalação realizada nas dependências de uma determinada empresa, seja ela uma companhia que faz uso autônomo da sala, ou uma que preste serviços relacionados a gestão de documentos, Data Centers, segurança digital, entre demais nichos do mercado.

A principal utilidade das salas-cofre é a segurança que oferece aos documentos nela armazenados, sejam eles digitais ou físicos (que ainda aguardam pelo processo de digitalização documental). 

Em geral existem custos maiores envolvidos para que empresas instalem uma sala-cofre nas suas dependências, com essa prática sendo reservada às grandes corporações e levando negócios menores a contratar companhias especializadas na gestão e manutenção de salas-cofre.

Entretanto, o que é realmente levado em consideração para que uma determinada empresa decida se necessita mesmo de uma sala-cofre não é somente o tamanho da sua estrutura, mas o modelo de negócios tocado por ela — e a grande maioria das companhias têm, de fato, uma necessidade candente por uma sala-cofre segura para armazenar documentos sensíveis.

Para elucidar nosso público leitor acerca da importância desses ambientes e para que possam concluir se uma sala-cofre é crucial para suas operações, nós da Acervo elaboramos o texto abaixo, no qual será possível verificar a natureza dessas salas, suas vantagens e quais empresas poderão tirar o maior proveito de sua instalação.

Boa leitura!

Sala-cofre: conceito e variantes

Como tocamos rapidamente na nossa introdução ao tema, as salas-cofre são ambientes controlados (isto é, com regulação completa de temperatura, umidade, ventilação, etc.) e de uso oriundo de empresas provedoras de segurança digital, TI, gestão de documentos e os já mencionados Data Centers

A questão de proteção também é um dos pontos fortes da sala-cofre, já que existem inúmeros casos documentados de empresas que perderam numerosos arquivos, dados internos e de clientes para desastres como incêndios, terremotos e até mesmo explosões, ou até por causas mais mundanas como infiltrações e coleta de poeira nos equipamentos.

Mas como a sala-cofre pode proteger esses dados? 

Bem, as paredes do próprio cômodo são revestidas com material à prova de fogo, conforme as certificações da NBR 15.247 (2004), havendo a possibilidade de adquirir uma unidade pré-fabricada ou construir uma com os equipamentos necessários, seja dentro do próprio edifício da empresa ou em uma localização isolada — visando aumentar a segurança.

Essencialmente, a sala-cofre é fiel ao seu nome, já que opera como um grande cofre, seguro e resistente, capaz de proteger os conteúdos armazenados em seu interior, sejam eles equipamentos de TI, hardware e acervos de documentos físicos importantes para a empresa.

Quanto às variações, existem dois principais tipos de sala-cofre: a sala-cofre tipo A e a tipo B. Vejamos como eles são classificados e quais suas vantagens:

Sala-cofre tipo A

As salas-cofre tipo A têm um foco específico para a resistência a incêndios, não apenas no revestimento de paredes, chão e teto, mas também no sistema de monitoramento de incêndio, capaz de detectar a presença de fumaça e colocar a sala em estado de confinamento (lockdown).

Essa classe é capaz de sustentar um incêndio intenso de cerca de 360°C por até uma hora, sendo recomendada para instalação em edifícios equipados com um sistema anti-incêndio satisfatório. 

Uma das poucas lacunas de segurança em seu design é a baixa resistência a impactos, como colapsos infraestruturais ou explosões.

Sala-cofre tipo B

Complementando as lacunas do tipo A, as salas tipo B são igualmente capazes de sustentar incêndios e ainda aguentar impactos externos de cerca de 3.000 N.m, equivalente a um objeto de 200 kg caindo de uma altura de 1,5 – 2 metros.

Independente do tipo de sala-cofre escolhida, testes regulares e minuciosos devem ser realizados por equipes especializadas de forma a atestar a efetividade e prontidão da sala caso seja submetida a situações extremas.

Ambos os modelos são extremamente eficientes contra tentativas de invasão e roubo de dados, tanto locais quanto remotos

Os sistemas de segurança, como as trancas de portas, são extremamente resilientes a ferramentas de arrombamento e estão conectados aos alarmes da empresa, havendo a possibilidade de alertar a seguradora do prédio, os gestores da empresa através de aplicativos e até mesmo as autoridades.

Já em caso de ataques externos, existem reforços de parede mais sofisticados que interceptam o acesso remoto através de bloqueio de sinais. Entretanto, isso significa que qualquer sinal que saia da própria sala será bloqueado também, então recomenda-se esse tipo de isolamento apenas para Data Centers com uma conexão local por fio.

Preciso de uma sala-cofre para a minha empresa?

Bem, depende. Como falamos anteriormente, as salas-cofre são ambientes que satisfazem necessidades específicas de cada empresa, muitas delas diretamente relacionadas com o seu ramo de atuação, tipos de periculosidades que o escritório é exposto, onde está localizado, entre outros aspectos.

Assim, o foco é geralmente voltado para empresas de informática, segurança e telecomunicações de médio e grande porte, como bancos, concessionárias de serviços públicos, seguradoras, companhias de e-commerce e de varejo.

A principal necessidade de companhias dos ramos listados acima é sempre a garantia de que os dados sensíveis da empresa, da equipe, lista e dados de clientes e os servidores estão salvaguardados em um ambiente protegido.

Portanto, se a sua empresa se encaixa em algum dos nichos de mercado mencionados, é vital que uma sala-cofre seja instalada de forma a evitar qualquer perda de dados e interrupção das operações.

Gostou da apresentação das salas-cofre? Acha que sua empresa pode se beneficiar em ter uma? Se precisar sanar demais dúvidas sobre gestão de documentos e dados, não deixe de acompanhar a Acervo nos nossos perfis no Facebook, Instagram e LinkedIn!

Calculadora de Benefícios

Calcule Agora

Fale com um Especialista

Tire suas Dúvidas

Desenvolvido e Otimizado por WEBI