Solicite um Orçamento
Solicite um Orçamento

O que é ESG e como afeta a Gestão Documental

Em todos os segmentos e nichos possíveis em que cada empresa possa se enquadrar, há uma quantidade gigantesca de documentos que exigem cuidado, controle e um tratamento especial que a gestão documental realiza com maestria, em virtude de evitar e solucionar problemas.

Ainda assim, existem mil e uma maneiras de aprimorar essa gestão e garantir que os dados, que são o maior patrimônio de qualquer organização, estejam em segurança com os documentosUma delas é a ESG, sigla inglesa para environmental, social, and corporate governance ou em tradução livre, governança ambiental, social e corporativa.

Quer saber exatamente o que isso significa e os benefícios que traz para os documentos de sua empresa? Continue com a leitura desse artigo que preparamos especialmente para abordarmos o que é a ESG e seu papel na Gestão Documental.

O que faz a ESG?

ESG

O conceito de ESG tomou forma em 2004 e desde então, ganha cada vez mais espaço no universo empresarial. 

Estar alinhado com as políticas e padrões da sigla ESG significa estar por dentro de boas práticas empresariais e ecológicas, pensando sempre no impacto da empresa para o meio-ambiente e a preocupação com a sociedade. E dissecando a sigla, conseguimos compreender melhor:

O “E” fala sobre práticas ambientais, entre elas:

Já o “S” lida com o aspecto social e iniciativas transformadoras, como por exemplo:

E o “G” finaliza a sigla falando sobre os princípios da governança corporativa:

Como a ESG opera em nosso mercado?

O meio-ambiente, o social e a governança podem movimentar cerca de 53 trilhões de dólares até 2025, segundo dados da Bloomberg, empresa americana de pesquisas. E a gestão documental é uma forte aliada nessa movimentação, já que, como citado anteriormente, se faz necessária em toda empresa.

Possuir uma boa gestão documental é essencial para o alinhamento com os principios da governança corporativa, uma vez que um único documento causa impactos sociais, ambientais e corporativos desde sua criação até seu descarte.

Reduzir o uso desnecessário de papéis, utilizar material reciclável quando necessário e fazer com que o armazenamento seja sempre de qualidade é o começo para uma longa caminhada ao lado das políticas de preservação

Hoje em dia, documentação em nuvem e assinaturas e contratos digitais são muito mais do que facilitadores de vida: esse processo de desmaterialização de documentos garante maior segurança e causa impacto direto no meio-ambiente, diminuindo o desmatamento e também a energia utilizada para a produção de papel.

Como a Acervo trabalha de acordo com a ESG?

Nossa política de sustentabilidade é algo que existe muito antes do conceito de ESG ser popularizado e conversa diretamente com os ideais de respeito ao meio-ambiente e qualidade de vida.

Além de uma cultura que frisa a racionalização do uso de recursos naturais e prevenção da poluição reciclagem, a Acervo faz a  destinação correta dos resíduos tecnológicos com a empresa Wedoo que possui um projeto social de doação de equipamentos à ONGs e possui uma usina fotovoltaica, que atende boa parte da necessidade energética da empresa.

Com os processos de gestão de informação e documental interna acontecendo preferencialmente por via digital, isso evita, como citado anteriormente, o desgaste desnecessário e a geração de demanda por papel para registro, análise, gestão e arquivamento de informação. A Acervo estimula a que as comunicações diretas com as partes interessadas da empresa sejam mantidas por via remota e digital, através de email e plataformas virtuais, reduzindo a necessidade de emissão de gases atrelada ao deslocamento para contatos presenciais, os quais são adotados apenas quando críticos ou necessários conforme a necessidade.

Agora que você entende como a ESG opera em prol do meio ambiente, das organizações e de uma cultura de preservação, também sabe que digitalizando os documentos de sua empresa, está colaborando com a diminuição do impacto ambiental.

Que tal então, antes de sair do nosso blog, entender como funciona a organização dos arquivos digitais? E saiba mais sobre a nossa empresa nas redes sociais: Facebook, Instagram, YouTube e LikedIn

Calculadora de Benefícios

Calcule Agora

Fale com um Especialista

Tire suas Dúvidas

Desenvolvido e Otimizado por WEBI