Solicite um Orçamento
Solicite um Orçamento

Conheça a história do armazenamento de dados e a sua evolução

A história do armazenamento de dados se desenvolveu junto à revolução tecnológica das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação), a qual promoveu mudanças permanentes no dia a dia de trabalho de todo e qualquer ambiente corporativo. 

Para que você tenha um vislumbre da importância dos dados no ambiente de qualquer empresa, vale a pena citar Clive Humby, um matemático londrino especializado em ciência de dados:

‘’Dados são o novo petróleo’’. Clive Humby

Impactante, certo?

E ele não estava errado

Entenda agora, com a Acervo, como a história do armazenamento de dados se desenvolveu e se tornou, hoje, o ‘’novo petróleo’’ do ambiente corporativo. 

Além disso, você entenderá como aproveitar esse grande ativo da sua empresa de modo a ‘’refiná-lo’’, obtendo resultados significativos.

Continue com a gente para saber! 

Por dentro da história do armazenamento de dados

O século XV foi um importante período para a história do armazenamento de dados

Ao longo desse século, ocorreram avanços significativos nas tecnologias de armazenamento da informação. 

Dentre os progressos mais notáveis, destaca-se a invenção da prensa de impressão por Johannes Gutenberg, por volta de 1450. 

A prensa de Gutenberg permitia a produção em massa de livros usando tipos móveis de metal, substituindo os laboriosos processos de cópia manual utilizados pelos monges.

Essa invenção revolucionou a disseminação de conhecimento e informações, tornando os livros mais acessíveis para um público mais amplo. 

Por sua vez, o aumento da produção de livros também levou ao desenvolvimento de bibliotecas e arquivos, nos quais os registros e conhecimentos podiam ser organizados e armazenados de forma mais eficiente.

No entanto, é importante destacar que, apesar desses avanços, o armazenamento de dados ainda permanecia predominantemente físico e dependente de materiais tangíveis

Ou seja, as informações eram registradas em suportes físicos como papel, pergaminho ou outros meios, o que exigia cuidados especiais para a preservação e dificultava a disseminação em grandes quantidades.

Em suma, o século XV marcou um período de avanços significativos no armazenamento de dados, incluindo a invenção da prensa de impressão por Gutenberg e o uso contínuo de materiais como o pergaminho velino. 

Esses desenvolvimentos pavimentaram o caminho para futuras inovações no armazenamento e disseminação de informações. 

Desse modo, séculos depois, a história do armazenamento de dados se desenvolveu drasticamente, sobretudo a partir do ano 2000

Confira a seguir os principais dispositivos de armazenamento criados e desenvolvidos ao longo do tempo:

Século XIX – Microfilme (Renée Dragon)

Inventado ao longo do século XIX por Renée Dragon, o microfilme consiste em uma mídia analógica de armazenamento para livros, jornais antigos, documentos, entre outros. 

Seu primeiro uso se deu na guerra franco-prussiana, com a utilização de pombos-correio para transportar mapas microfilmados das tropas inimigas. 

Por comprimir uma grande variedade de conteúdos em um rolo de filme fotográfico de 35mm preto e branco ou colorido, essa mídia ainda é uma amplamente utilizada para armazenar documentos históricos relevantes em museus, por exemplo. 

1928 – Fita magnética (Fritz Pfleumer)

história-do-armazenamento-de-dados

A fita magnética era capaz de armazenar uma quantidade de dados muito elevada para a época, e foi essencial para armazenar registros de voz (informação). 

1932 – Tambor magnético (Gustav Tauscheck)

Este dispositivo foi criado em 1932, inspirando-se no invento interior, e utilizava um cilindro de metal para armazenar informações magnéticas. Foi muito utilizado em computadores de grandes dimensões.

1956 – Disco rígido (IBM)

A IBM lançou o sistema RAMAC 305, o primeiro a possuir um disco rígido com capacidade de 5MB. O sistema ocupava o espaço de dois refrigeradores e usava 50 pratos de 24 polegadas de diâmetro para armazenar os dados.

1968 – Disquetes flexíveis (IBM) 

Neste ano, a IBM inaugurou o primeiro drive de disquete flexível, chamado Minnow. Eles eram rápidos, leves e faziam download de microcódigo.

1978 – Laser Discs (MCA Inc.)

Os laserdiscs foram dispositivos leves e versáteis de armazenamento, além de serem considerados o ”pai” dos DVDs e CDs.

2000 – USB Flash Drive (Pen Drives)

O USB Flash Drive (Pen Drive), é um dispositivo portátil de armazenamento de dados que utiliza memória flash. 

Ele é conectado a um computador ou dispositivo compatível por meio de uma porta USB, permitindo a transferência de arquivos de forma rápida e fácil.

Por isso, foi revolucionário em relação aos dispositivos de armazenamento anteriores, como disquetes e CDs. 

2006 – Cloud Based Services (Amazon)

Lançada em 2006, a tecnologia de serviços baseados em nuvem propiciou uma verdadeira revolução na história do armazenamento de dados. 

Através dessa tecnologia (Cloud Based Services), foi possível desenvolver sistemas avançados de gerenciamento da informação nas empresas, como o GED. 

Armazenamento de dados na Era da Informação

Atualmente, o armazenamento de dados é caracterizado pela utilização de serviços de nuvem, que possibilitam armazenar, indexar e consultar documentos digitais com facilidade, segurança e comodidade. 

Nesse sentido, o Acervo CloudFile tem se destacado cada vez mais como uma solução 100% web funcional, segura e ágil para levar a gestão documental da sua empresa para a Era da Informação. 

Além disso, com a Acervo, é possível armazenar tanto documentos físicos quanto digitais, conservando e disponibilizando a informação com a máxima facilidade e segurança. 

Mas e aí, este artigo foi útil para você?

Se sim, siga os nossos perfis no Facebook, Instagram e LinkedIn para não perder conteúdos que fazem a diferença para a sua produtividade!

Calculadora de Benefícios

Calcule Agora

Fale com um Especialista

Tire suas Dúvidas

Desenvolvido e Otimizado por WEBI