Os prazos de guarda de documentos são informações importantíssimas para qualquer órgão que os produz, seja do setor público ou privado.
Ainda assim, muitas empresas têm dúvidas sobre o tempo necessário de armazenamento de documentos após a demissão de um funcionário. Afinal, a documentação relativa a um profissional desligado ainda é de responsabilidade da empresa?
Se esta é uma questão que você possui, a Acervo te responde, neste texto, por quanto tempo os documentos devem ser guardados após a demissão de um funcionário.
Os documentos trabalhistas são aqueles cujo conteúdo regem as relações entre contratante e contratado.
Assim, tudo o que diz respeito à contratação, contribuições trabalhistas, presença, histórico do funcionário, dentre outras informações, será documentado pelo setor de recursos humanos (RH) de uma empresa.
Em um possível processo trabalhista movido pelo ex-funcionário, a empresa precisará se resguardar com as precisas informações sobre as relações de trabalho. Por essa razão, a guarda de documentos não pode se encerrar após a demissão do colaborador.
Agora, vamos conhecer melhor os prazos para a guarda de documentos após a demissão, lembrando que essas são referências para a sua empresa, mas existem especificidades que devem ser seguidas.
Como já comentado antes, um dos motivos para a guarda de documentos relativos a funcionários demitidos é a necessidade de comprovação em um possível processo. Porém, essa não é a única razão para o armazenamento adequado.
Além das questões jurídicas mais imediatas, existem também as normas fiscais. Assim, caso a sua empresa passe por um processo de fiscalização, esses documentos deverão estar guardados em conformidade com os prazos estabelecidos oficialmente.
Outra razão importantíssima para a guarda adequada dos documentos são os processos internos da sua empresa. Eles se tornam muito mais rápidos e eficientes se você possui um sistema de gestão documental otimizado.
Diante dos motivos apresentados acima, fica o questionamento: é possível digitalizar essa documentação para facilitar a guarda?
Hoje em dia, com as facilidades tecnológicas cada vez mais acessíveis, é possível sim digitalizar muitos dos documentos do seu RH, facilitando o processo de guarda e gestão documental.
No entanto, se engana quem pensa que basta fazer a digitalização e descartar os documentos físicos. Todo esse processo precisa ser feito de modo a garantir a autenticidade dos documentos, bem como sua segurança.
Além disso, alguns documentos precisam sim ser armazenados fisicamente, mesmo após a digitalização. Por isso, uma empresa especializada em gestão documental é a melhor opção para você armazenar documentos, independentemente da forma. A Acervo tem ampla experiência na digitalização, gestão documental e guarda de documentos. Quer conhecer mais sobre os nossos serviços? Visite nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn.
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