Solicite um Orçamento
Solicite um Orçamento

Entenda a relação entre inteligência artificial e gestão de documentos

O uso de inteligência artificial na gestão de documentos é um enorme avanço tecnológico que vem ganhando força nos últimos anos.

A análise de dados e algoritmos de conversas automáticas através das máquinas tornou-se possível nos últimos anos, o que está otimizando inúmeros processos e se tornando indispensável para as grandes corporações.

E essa capacidade do sistema, também conhecida como AI, tem o poder de organizar e categorizar documentos em tempo real, além de indexar os itens automaticamente.

Para saber mais sobre a relação da inteligência artificial com a gestão de documentos, leia atentamente até o final!

O que é a inteligência artificial?

Também conhecida como AI (artificial intelligence), nada mais é do que uma tecnologia baseada em dados, simulando o processo de capacidade humana de tomada de decisões — tendo, comprovadamente, uma capacidade de processamento de informações ainda maior do que o cérebro humano.

No entanto, ela não dispensa a presença humana para o gerenciamento de todos os processos; apenas facilita o que antes levaria muito mais tempo e gasto de energia.

Benefícios da gestão de documentos com o auxílio da inteligência artificial

Agilidade e otimização de processos

É essencial que você sempre se mantenha atualizado sobre as inovações tecnológicas que podem melhorar a produtividade e processos da sua empresa.

E é aí que entra a inteligência artificial na sua gestão de documentos! Ela permitirá poupar todo o trabalho de organizar cada documento digitalizado manualmente, tornando o processo muito mais rápido.

Um exemplo prático é uma empresa que recebe milhares de currículos para o seu processo seletivo. Ao invés de colocar alguém demandando tempo apenas para imprimir e separar todos os currículos, ela pode fazer um formulário de teste, tanto para os melhores funcionários da empresa quanto para os candidatos.

Depois, basta cruzar esses dados e os formulários que forem semelhantes aos dos funcionários da sua empresa provavelmente serão os melhores candidatos para a vaga.

Digitalização de documentos e extração de dados

Através das câmeras dos gadgets, você pode escanear documentos e trazê-los para o digital. Dessa vez, com o auxílio da inteligência artificial, permitindo que você não só faça a digitalização, como também a coleta e cruzamento de dados.

Automatização dos processos de contabilidade

Facilita os pagamentos de contas, através do processamento de dados, minimizando ainda mais as chances de erros humanos, como atrasos e equívocos na contabilização. Além disso, organiza e classifica as informações das faturas e boletos.

Previsão e análise de dados

Uma gestão assertiva é aquela baseada em dados! Com a inteligência artificial essa análise se tornou ainda mais assertiva e completa.

Através dessa tecnologia você pode gerar e cruzar dados com precisão.

Maior desenvolvimento de equipe

Como agora os seus colaboradores terão mais tempo disponível, eles podem desenvolver outras habilidades necessárias para a evolução do seu negócio. Entre essas habilidades, estão criatividade, comunicação, cooperatividade, comprometimento, empatia e análise crítica.

Mais facilidade para encontrar dados críticos

O que antes parecia muito difícil e custoso se tornou mais prático e possível com o auxílio da inteligência artificial na gestão de documentos.

Gestão de documentos para advogados

A área jurídica recebe milhares de processos para serem analisados diariamente. Seria completamente inviável e custoso separar esses documentos manualmente. Sem contar o tempo gasto, que poderia estar sendo utilizado em outros processos.

E mesmo os documentos possuindo formatos e diagramação diferentes, esse novo avanço tecnológico permite identificar todos os dados necessários. 

Confiabilidade das informações 

Como a extração de dados através do método AI é extremamente assertiva e ágil, isso reduz, até quase 0%, a possibilidade de erros ao extrair as informações dos documentos analisados.

Com a ajuda da inteligência artificial, esse trabalho se tornou mais preciso. Esses avanços têm sido uma enorme necessidade das grandes empresas. Segundo apontam os estudos, o mercado de softwares será responsável por movimentar cerca de 11 bilhões de dólares em até 10 anos, com uma taxa de crescimento atual de 56%.

Como você pôde analisar, a inteligência artificial se tornou uma ótima aliada no crescimento das grandes corporações. E o negócio que não se mantém atualizado, acaba ficando para trás.

Agora você já sabe os benefícios de unir a inteligência artificial à sua gestão de documentos. Caso tenha gostado das informações que trouxemos aqui, não se esqueça de seguir a Acervo no Facebook e no Instagram!

Calculadora de Benefícios

Calcule Agora

Fale com um Especialista

Tire suas Dúvidas

Desenvolvido e Otimizado por WEBI