Você já parou para pensar quando surgiu o armazenamento em nuvem? Esse é um dos principais recursos tecnológicos utilizados por pessoas para guardar, compartilhar e acessar diversos arquivos pessoais e empresariais.
É um meio que vem conquistando a confiança de empresários para concentrar documentos e dados sigilosos de maneira segura e acessível a qualquer momento. Entretanto, grande parte da sociedade não sabe como nasceu e evoluiu essa tecnologia ao longo do tempo.
Por isso, neste artigo, a Acervo vai explicar para você quando surgiu o armazenamento em nuvem, sua importância para o sucesso de milhares de negócios e como é utilizado nos dias atuais. Continue a leitura!
O armazenamento em nuvem é um artifício tecnológico que permite fazer upload de arquivos através da internet e deixá-los guardados em servidores remotos, conhecidos como “nuvem”.
É uma tecnologia acessível e escalável, pela qual qualquer pessoa e empresa consegue armazenar seus documentos, independentemente do grande volume de dados, em servidores públicos e privados.
Apesar do termo ganhar reconhecimento há poucas décadas, estima-se que o armazenamento em nuvem surgiu a partir de 1960.
O americano e cientista da computação John McCarthy criou o conceito de Cloud Computing (Computação em Nuvem, traduzido para o português), pois acreditava que a computação deveria ser utilizada por diversas pessoas simultaneamente.
Anos depois, o físico Joseph Carl Robnett Licklider desenvolveu uma forma para compartilhar informações em escala global. Assim, surgiu a Rede de Agências de Projetos de Pesquisa Avançada (ARPANET).
Desse modo, os dados começaram a ser compartilhados de qualquer lugar e em qualquer momento.
A partir de 2006, a Amazon lançou o Amazon Web Services (AWS), um serviço que permitia que as empresas assinassem serviços de armazenamento em nuvem. Isso marcou o início de uma nova era na tecnologia.
Agora que você já sabe quando surgiu o armazenamento em nuvem, é interessante entender o porquê desse termo.
A palavra “nuvem”, referindo-se ao armazenamento de dados em servidores públicos, privados ou híbridos, surgiu por meio de como os recursos de computação são apresentados aos usuários, de modo em que eles ficam “flutuando” em um ambiente virtual, como uma nuvem.
Diante disso, o termo “nuvem” se tornou cada vez mais popular entre as pessoas e hoje é utilizado para descrever esse tipo de tecnologia.
Existem 3 formas de guardar documentos na nuvem: público, privado e híbrido. Veja:
É o mais conhecido, o qual é aquele oferecido por grandes provedores de serviços de nuvem, como o Google Cloud Platform, Microsoft Azure e Amazon Web Services. Aqui, os dados são guardados e acessíveis para qualquer pessoa com acesso concedido e conexão à internet.
É comumente utilizado por empresas que necessitam de segurança, redução de custos e gestão facilitada. Os documentos são armazenados em servidores dedicados e acessíveis por pessoas autorizadas. Sistemas de GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos), como o Acervo Cloudfile, são exemplos disso.
É a união dos dois modelos anteriores. A gestão de documentos de modo híbrido fornece mais segurança aos dados sensíveis em servidores privados e acessibilidade facilitada, a qualquer momento, à informações menos sigilosas armazenadas em nuvem pública.
💡 Confira: Como funciona o armazenamento em nuvem? Tire suas dúvidas!
Atualmente, há uma grande variedade de provedores de armazenamento em nuvem, sendo que cada um possui suas características, diferenciais e funcionalidades.
Para você entender melhor, confira abaixo quais são os principais:
Além deles, também há outras opções, como Dropbox, IBM Cloud, Oracle Cloud, Salesforce, entre outros.
É um processo demorado buscar por notas fiscais, contratos e outros papéis em um ambiente físico, ainda mais quando uma empresa não possui uma boa gestão de documentos.
Para acabar com esse problema, o armazenamento em nuvem entra como um forte aliado na gestão de informações de um negócio. Ele fornece acessibilidade e produtividade, pois é possível armazenar e compartilhar documentos a qualquer momento e com quem quiser, além de poder fazer isso em poucos segundos.
Além de que é uma excelente alternativa para economizar recursos financeiros, sem ter a necessidade de investir em uma infraestrutura própria para guardar digitalmente os documentos.
O armazenamento em nuvem também é importante porque proporciona muita segurança, principalmente através da possibilidade de backups automáticos para evitar a perda de informações sigilosas.
Agora que você já sabe desde quando surgiu o armazenamento em nuvem até a sua importância para empresas, deve-se perguntar: afinal, como faço para armazenar meus documentos?
É simples, e com um sistema de GED (gestão eletrônica de documentos), como o Acervo Cloudfile, tudo é facilitado ao máximo.
Por isso, recomendamos que você siga o passo a passo a seguir:
1. Escolha um sistema de GED: nesse sentido, o Acervo Cloudfile é uma opção segura, confiável e ágil para assegurar sua gestão de documentos em nuvem. Além disso, você já garante acesso a um provedor de armazenamento altamente seguro.
2. Digitalize todos os documentos físicos: faça o processo de digitalizar todos os documentos para armazenar no provedor escolhido. Nossa equipe é preparada com profissionais qualificados prontos a ajudar, realizando a digitalização e organização dos documentos físicos de modo profissional e ágil
3. Organize o espaço em nuvem: antes de fazer o upload de todos os documentos, busque organizar o ambiente da plataforma. Para isso, crie pastas e subpastas, de acordo com nomenclaturas, classificações ou tags;
4. Envie os documentos: após organizar todo ambiente que receberá os dados, envie seus arquivos para a nuvem (upload);
5. Conceda acesso às pessoas: dentro do provedor escolhido, é possível gerar um link de acesso para que um ou mais indivíduos tenham acesso aos documentos. Dessa forma, a pessoa pode visualizar todas as informações quando quiser.
O armazenamento em nuvem é uma tecnologia fundamental para os dias atuais.
Por isso, é interessante entender desde o seu surgimento, o significado do termo “nuvem” até os principais provedores que temos à disposição.
É um excelente artifício tecnológico para facilitar a gestão documental e reduzir custos da sua empresa.
E, então, gostou deste conteúdo? Aproveite para conferir mais em nosso blog. Até a próxima!
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