Solicite um Orçamento
Solicite um Orçamento

Como funciona o armazenamento em nuvem? Tire suas dúvidas!

Com certeza você já ouviu falar no armazenamento em nuvem, e é muito provável que utilize algum serviço que o tenha como base. Google Drive, iCloud e One Drive são apenas alguns exemplos de serviços com armazenamento em nuvem que estão na rotina de milhares de pessoas ao redor do mundo.

Mas, além do uso desse tipo de serviço, você sabe como eles funcionam? Já parou e se perguntou como funciona o armazenamento em nuvem? Talvez tenha sido por meio de tal questionamento que você chegou neste texto, certo? Pois saiba que, na sequência, a Acervo tira suas principais dúvidas sobre a nuvem.

Você entenderá como o sistema funciona, por que ele é seguro e quais são as vantagens que ele oferece a seus usuários. Continue a leitura e entenda!

Armazenamento em nuvem: como funciona?

A maneira convencional de armazenar arquivos é em um hardware próprio, como um pen drive, um HD ou um servidor, certo? O armazenamento em nuvem permite que você use a internet para guardar seus arquivos digitais (incluindo documentos, fotos, músicas, filmes, entre outros) em dispositivos de terceiros — neste caso, da empresa que oferece o serviço.

Na prática, o que acontece é que, ao fazer o upload de seus arquivos no site do serviço em questão, o servidor da empresa conecta o seu computador ou celular a um data center. Data centers (centros de processamento de dados) são locais físicos com dispositivos de alta capacidade de armazenamento de dados. É neles que os seus arquivos ficam.

Assim, é possível guardar arquivos sem ocupar o espaço do seu dispositivo. É exatamente este o serviço oferecido pelos nomes que citamos na introdução: Google Drive, iCloud e One Drive.

O mais curioso de tudo isso é que seus arquivos podem estar guardados em um data center do outro lado do mundo. Porém, com a tecnologia avançada que temos hoje, é possível acessá-lo em pouquíssimos segundos.

Segurança e outras vantagens

Muitos questionam a segurança do armazenamento em nuvem — e foi com isso em mente que nós resolvemos tocar no assunto. Os data centers são construídos com o objetivo de guardar arquivos de pessoas ao redor do mundo, e a segurança é uma prioridade das empresas para oferecer um serviço de alta qualidade.

É correto afirmar que os centros são seguros tanto física quanto digitalmente.

A outra principal vantagem deste tipo de armazenamento é, sem dúvidas, a praticidade e a agilidade para obter arquivos. Se, antes, você precisava ter acesso ao dispositivo em que os arquivos estavam guardados para recuperá-los, agora basta entrar no site do serviço de armazenamento e fazer o download dos arquivos em questão.

A Acervo utiliza o armazenamento em nuvem!

Além de ser seguro, prático e aumentar a agilidade na recuperação de arquivos, o armazenamento em nuvem ainda está acessível para você! Aqui na Acervo, nós utilizamos o método em nosso serviço de digitalização de documentos.

É muito simples: nós digitalizamos seus arquivos físicos e, posteriormente, você pode acessá-los sempre que quiser através do nosso sistema Acervo CloudFile. Suas informações estarão seguras conosco, uma empresa com décadas de experiência em gestão documental.

Quer saber mais? É só entrar em contato!

Calculadora de Benefícios

Calcule Agora

Fale com um Especialista

Tire suas Dúvidas

Desenvolvido e Otimizado por WEBI