Solicite um Orçamento
Solicite um Orçamento

O impacto da transformação digital na gestão documental

A transformação digital trouxe mudanças significativas em todas as áreas. Sem dúvidas, a gestão dos documentos e os processos relacionados à ela também foram atualizados. Consequentemente, o impacto da transformação digital na gestão documental também é percebido e é um assunto importante a ser tratado.

Nesse texto vamos abordar melhor esse tema, para que você entenda sua importância e como lidar com as questões referentes a isso que forem surgindo no dia a dia. Siga a leitura!

O impacto da transformação digital na gestão documental

A tecnologia está cada dia mais presente em nossas vidas. Com a pandemia, inclusive, algumas mudanças foram aceleradas, já que não podíamos sair de casa. Com todas essas adaptações, os documentos também sofreram impacto.

O que já estava se tornando digital, se consolidou ainda mais e cada vez mais documentos nato digitais foram criados. Hoje é possível acessar qualquer tipo de material, assinar contratos e trabalhar de forma 100% online graças ao impacto da transformação digital na gestão documental. 

Tecnologias visando melhorar processos

Otimizar é a palavra-chave que cabe aqui também no impacto da transformação digital na gestão documental. Isso porque com os dados organizados e de fácil acesso, tudo de forma online, os processos ficam otimizados e de fácil manuseio. 

Assim, é possível encontrar informações estratégicas para o andamento das empresas, questões que são imprescindíveis para tomar decisões da gestão e da liderança corporativa.

Também é possível deixar os documentos disponíveis a qualquer hora, em qualquer lugar, para qualquer pessoa acessar, de qualquer computador e qualquer dispositivo. Isso tudo é o que a transformação digital faz no que envolve a gestão documental.

Também não podemos esquecer do tão popular home office. Nesse momento, as pessoas estão trabalhando das suas casas e, sem uma boa gestão documental, o acesso poderia ficar limitado e a execução das atividades comprometidas.

Mas com uma gestão eficiente, todo e qualquer arquivo pode ser acessado remotamente, facilitando o trabalho, processo e o andamento do dia a dia na empresa.

Também não podemos esquecer da segurança para esses documentos sigilosos, pois eles só podem ser acessados por responsáveis e pessoas  com acesso permitido.

Infelizmente, por conta do histórico e até da falta de habilidade com as tecnologias, é comum que empresas tenham um desafio para trazer a transformação digital e digitalizar os documentos.

O que provoca um atraso nesse avanço e faz com que o impacto da transformação digital na gestão documental não caminhe tão rapidamente. 

Adaptando a transformação digital para sua empresa

O mercado já se adaptou às novas tecnologias e temos um cenário muito competitivo para o nosso futuro. Com isso, a adaptação à transformação digital vai ser uma necessidade nos empreendimentos.

Se adequar é uma necessidade e gestores precisam estar atentos a isso, para não serem ultrapassados pela concorrência cada vez mais acirrada. Alguns tópicos como a assinatura digital e o armazenamento em nuvem, por exemplo, chegam na frente e se tornam ainda mais necessários para esse momento. 


Se você é colaborador de uma empresa, considere conversar com seu líder e falar um pouco mais sobre o impacto da transformação digital na gestão documental, para que ele entenda a importância e passe a adotar algumas práticas visando o bem-estar da empresa.

Baixe nosso material completo e saiba mais

Pensando no impacto da transformação digital na gestão documental, preparamos um material rico e cheio de informações importantes para te auxiliar a implementar esses avanços necessários na sua empresa.

Escrevemos um e-book com todas as informações que você precisa saber, falando um pouco mais dos conceitos, de que forma implementar a gestão documental em sua empresa, explicamos algumas questões pontuais como a assinatura digital e armazenamento em nuvem.

E também falamos sobre como a Acervo se posiciona no mercado diante de toda essa transformação digital que está acontecendo.

Você pode baixar o e-book clicando nesse link e ter acesso a todas essas informações.

Aproveite para entender melhor sobre o impacto da transformação digital na gestão documental e digitalizar sua empresa!

Calculadora de Benefícios

Calcule Agora

Fale com um Especialista

Tire suas Dúvidas

Desenvolvido e Otimizado por WEBI