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Empresa de transporte e logística: 5 dicas para a gestão documental

O setor de transporte e logística é regulado por entidades federais e estaduais por meio de uma série de normas e legislações. Na empresa de transporte, são documentos fiscais, operacionais e tributários necessários para movimentação de cargas no país e no processo de exportação.

A gestão ágil, com metodologia lean e o arquivamento seguro dos documentos não só garantem a eficiência operacional, livra o transportador de multas, atrasos, perdas financeiras e problemas administrativos e judiciais de uma empresa de transporte.

Documentos mal conservados podem sofrer danos físicos, ambientais ou mesmo serem apagados do sistema. Para evitar futuras complicações, apresentamos cinco dicas valiosas para otimizar – e tornar mais segura- a gestão de documentos na sua empresa.

1. Organize tudo em um sistema centralizado

Manter arquivos dispersos entre filiais, setores ou mídias diferentes aumenta o risco de perda de informações, reduz a rastreabilidade e dificulta auditorias internas e externas. A centralização de documentos como CTe, MDF-e, comprovantes de entrega, contratos e laudos técnicos garante acesso rápido e confiável.

2. Invista na digitalização e na classificação inteligente

A digitalização de documentos físicos reduz custos, agiliza buscas e libera espaço físico. A empresa de transporte que digitaliza sua documentação ganha em agilidade, diminui o volume físico de papéis e preserva a integridade dos dados.

O processo envolve etapas de higienização, escaneamento e indexação, além de garantir a compatibilidade com plataformas de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED). Manter todos os esses arquivos armazenados e acessíveis a um clique é possível com  Cloudfile, um sistema único na nuvem onde a empresa centraliza, digitaliza e controla todos os documentos de forma segura, ágil e escalável. 

De acordo com especialistas, perde-se em média até quatro semanas por ano na busca de documentos físicos — um impacto direto na produtividade da empresa de transporte.

A digitalização ainda permite o acesso remoto aos arquivos, o que é essencial em empresas de logística com equipes em trânsito ou operando em diferentes localidades. Quando bem implementada, essa prática também fortalece a cultura de compliance e transparência dentro da organização.

 Digitalização de Documentos: por que sua empresa precisa começar agora

3. Adote um GED adaptado à realidade logística

A Gestão Eletrônica de Documentos (GED) é indispensável para empresas que lidam com alto volume de transações. Um bom sistema permite acesso remoto, controle de versões, hierarquização de permissões e integridade dos dados. Além disso, promove economia ao reduzir impressões e o uso de espaço físico.

Toda empresa de transporte e logística trabalha de médio e grande porte, trabalha com milhares de documentos por mês. O GED permite que informações estratégicas estejam disponíveis com rapidez e segurança, inclusive para gestores e parceiros que precisam tomar decisões baseadas em dados atualizados em tempo real.

 4. Respeite os prazos legais de guarda documental

Cada tipo de documento possui um prazo legal de guarda, variando conforme a legislação. Manter a guarda física é igualmente importante para apresentação dos originais quando necessário.

São provas valiosas que podem fazer a diferença em processos e no questionamento por partes interessadas. Por isso, especialmente no setor de transporte, é crucial manter uma política clara de armazenamento e descarte:

Além da conformidade legal, essa prática evita a sobrecarga de arquivos desnecessários e garante agilidade na hora de encontrar o que realmente importa.

Prazo de guarda documental: o que a sua empresa precisa saber

5. Automatize e integre sistemas

A automatização da gestão de documentos da empresa de transporte, aliada à integração com ERPs e TMSs, melhora o fluxo de dados, elimina etapas manuais e reduz falhas humanas. Isso permite decisões mais rápidas, além de facilitar a conformidade com os requisitos de órgãos reguladores e fiscais.

Como integrar seu ERP com a gestão documental

A gestão de dados e documentos não pode ser vista como tarefa secundária, mas como um pilar estratégico para a sustentabilidade e escalabilidade de qualquer empresa de transporte.

Seja qual for o porte da sua empresa de logística e transporte, aplicar essas práticas pode representar uma virada significativa na eficiência dos seus processos. Quer mais segurança, agilidade e conformidade na guarda de documentos da sua empresa? Conheça as soluções da Acervo e descubra como evoluir sua gestão documental com inteligência e confiança. Acesse também o nosso Instagram para ficar por dentro das novidades!

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