Solicite um Orçamento
Solicite um Orçamento

Saiba por que fazer a guarda de documentos notariais

Os documentos notariais são fundamentais em diversas áreas da vida pessoal e profissional, e mantê-los acessíveis, organizados e seguros, é crucial. 

Além disso, no caso dos documentos notariais como contratos reconhecidos em firma,  como de compra e venda de bens móveis e imóveis, sua guarda é fundamental para eventuais processos judiciais e execuções.

Em outras palavras, sua guarda e conservação é essencial para garantir a segurança das informações e o cumprimento de prazos e cláusulas

Para isso, é importante contar com um serviço de guarda de documentos profissional, como a Acervo, que garante a segurança, privacidade e preservação desses documentos.

Quer entender melhor o assunto?

Então continue lendo abaixo!

A importância dos documentos notariais 

Os documentos notariais são aqueles que têm fé pública e são emitidos por um notário, profissional responsável por dar validade jurídica a atos e contratos

Dentre os documentos notariais mais comuns estão:

Portanto, a emissão desses documentos garante a segurança jurídica dos atos praticados pelos cidadãos, e seu conteúdo tem presunção de veracidade e autenticidade.

Desse modo, são aceitos como prova em processos judiciais.

O que é serviço notarial e registral?

O serviço notarial e registral é um serviço público que tem como objetivo garantir a segurança jurídica dos atos praticados pelos cidadãos. 

Além disso, o notário é um profissional com formação jurídica e que possui fé pública para atestar a validade de atos e contratos.

Já o registrador, por outro lado, é responsável por manter os registros públicos de imóveis, títulos e documentos.

Desse modo, o serviço notarial e registral é regulado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e sua atuação é indispensável para garantir a validade jurídica de atos e contratos praticados pela sociedade.

Entenda por que você deve fazer a guarda de documentos notariais

Confira agora, cada uma das razões pelas quais você deve fazer a guarda dos seus documentos notariais o quanto antes!

Segurança

A guarda profissional desse tipo de documento garante a segurança das informações, evitando extravios, roubos ou danos aos documentos

Aqui na Acervo, por exemplo, possuímos diversas medidas de segurança para garantir a privacidade dos documentos, evitando que informações sensíveis sejam acessadas por pessoas não autorizadas. 

Preservação

Com a infraestrutura adequada, é possível garantir a preservação do documento notarial, garantindo sua integridade física e sua durabilidade

Além disso, os documentos são armazenados em condições ideais de temperatura e umidade, evitando o envelhecimento precoce dos documentos.

Facilidade de acesso

Guarda de documentos como os notariais, não significa falta de acesso ou processos engessados.

Na verdade, disponibilizamos aos nossos clientes os documentos notariais de forma rápida e segura, com soluções em nuvem, sempre que necessário. 

Assim, o acesso aos documentos é controlado e monitorado, garantindo a privacidade e segurança das informações contidas nos documentos.

Economia de espaço

Ao optar pela guarda profissional de documentos há também uma economia de espaço físico. 

Os documentos ficam em um ambiente climatizado, seguro e organizado, liberando espaço útil nos escritórios e cartórios

Além disso, a empresa responsável pela guarda também se encarrega da digitalização e indexação dos documentos, permitindo um acesso mais rápido e eficiente aos dados.

Por outro lado, a economia de espaço também pode trazer uma redução de custos significativa.

Afinal, não há mais a necessidade de manter espaços físicos próprios para a guarda de documentos, bem como para a contratação de pessoal para gerenciar os arquivos. 

A Acervo, por exemplo, oferece uma estrutura completa de armazenamento e gerenciamento de documentos, com a possibilidade de acesso remoto aos dados digitalizados,

Essa combinação resulta em uma solução completa, especialmente útil para aqueles que precisam acessar documentos a partir de quaisquer localidades.

Portanto, investir na guarda profissional de documentos notariais é uma escolha inteligente para os profissionais do ramo, que buscam segurança, praticidade, economia de espaço e custos, e eficiência no gerenciamento de seus arquivos.

Então leve a solução em gestão documental da Acervo, confiada por clientes do país inteiro há quase 3 décadas, para o seu escritório! Preencha o formulário abaixo agora mesmo.

    Ao informar meus dados, eu concordo em receber comunicação, concordo com o Aviso de Privacidade e com a Política de Cookies.

    Calculadora de Benefícios

    Calcule Agora

    Fale com um Especialista

    Tire suas Dúvidas

    Desenvolvido e Otimizado por WEBI