Solicite um Orçamento

Descarte correto de eletrônicos: 3 motivos para fazê-lo

Todos sabemos onde e como descartar papel, plástico, vidro e lixo orgânico, certo? Afinal, pontos de coleta seletiva podem ser encontrados em milhares de lugares, incluindo seu condomínio. Mas e quanto ao descarte correto de eletrônicos? Muitas vezes, este costuma ser um problema para a maioria das pessoas.

Isso porque não é em qualquer lugar que esse descarte pode ser feito. O lixo eletrônico tem uma série de particularidades, exigindo um tratamento diferenciado. Caso contrário, eles podem apresentar riscos para o meio ambiente.

Além disso, quando falamos no descarte correto de eletrônicos, a preocupação não é apenas ambiental, mas sim com os dados da sua empresa. Isso porque, em certos momentos, pode vir a ser necessário descartar computadores ou HDs, por exemplo, certo? Se o descarte não for feito da forma correta, pessoas mal intencionadas podem se apossar dos seus dados e usá-los para prejudicar sua empresa.

Existem diversos motivos para fazer o descarte correto de eletrônicos ser uma prioridade na sua empresa. Neste texto, a Acervo mostra os principais. Além disso, ao final também apresentamos nosso novo serviço de descarte de eletrônicos.

Continue a leitura e entenda!

 

3 motivos para fazer o descarte correto de eletrônicos

 

1. Proteger todos os dados da sua empresa

O primeiro motivo é justamente o que citamos na introdução. Antes de descartar um aparelho eletrônico antigo, como um computador, um HD ou um servidor, é necessário passá-lo por um processo chamado descaracterização de dados.

A descaracterização consiste em destruir os dados, de modo que não seja possível recuperá-los se o aparelho cair nas mãos de pessoas mal intencionadas. Essa destruição pode ser física, triturando o aparelho, ou eletrônica, tornando-o inutilizável. O método escolhido irá depender do quão confidenciais as informações ali presentes são.

Aqui mesmo no blog da Acervo, nós já fizemos um texto inteiramente dedicado a explicar a descaracterização de dados e o consequente descarte correto de eletrônicos. Você pode conferi-lo clicando aqui.

 

2. Atualizar seu hardware com segurança e consciência

Muitas vezes, descartar equipamentos eletrônicos não é uma alternativa, mas sim uma necessidade. Com o passar dos anos, eles vão ficando obsoletos, e é necessário atualizar seu hardware para que a empresa continue sendo capaz de armazenar todas as informações que precisa.

Porém, você não vai comprar equipamentos novos e deixar os velhos jogados em algum canto da empresa, certo? Por maior que a sede seja, você estará desperdiçando um espaço que poderia, facilmente, ser melhor aproveitado.

Mas, para isso, é preciso dar a destinação correta aos equipamentos antigos. Somente ela garante a segurança que citamos no primeiro motivo e a consciência ambiental que mostramos no próximo, abaixo.

 

3. Ser uma empresa que contribui com o meio ambiente

Não é sem motivo que o lixo eletrônico precisa de um tratamento especial, diferente de outros tipos de lixo. Em sua maioria, eles são compostos por metais tóxicos, que fazem mal tanto para a natureza quanto para as pessoas.

Ao dar a destinação correta, você estará fazendo sua parte na preservação do meio ambiente. Afinal, é fato conhecido que a esmagadora maioria da poluição em todo o planeta é feita por empresas. Com uma atitude simples, você pode ajudar a diminuir esse índice, melhorando a qualidade de vida para todos.

 

E, como citamos no início do texto, a Acervo agora está trabalhando com a descaracterização de dados. Se você precisa fazer este processo mas não sabe como, é só entrar em contato conosco!

Calculadora de Benefícios

Calcule Agora

Fale com um Especialista

Tire suas Dúvidas

Desenvolvido e Otimizado por WEBI