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Controle de documentos: práticas para organização e gestão 

O controle de documentos na empresa pode poupar tempo ocioso que deveria ser investido em produtividade, além de evitar dores de cabeça como com a perda de documentos, por exemplo.

Mesmo assim, muitas empresas ainda enfrentam um dia a dia tumultuado em termos da gestão documental e, devido ao ritmo acelerado de trabalho, podem postergar a solução.

Pensando nisso, trouxemos neste artigo da Acervo as práticas de organização e gestão que podem salvar o seu arquivo, e otimizar a produtividade na sua empresa!

Vamos lá?

Por que fazer o controle de documentos?

O controle de documentos pode fazer uma diferença crucial na produtividade dos colaboradores, além de contribuir para evitar prejuízos decorrentes da sua perda. 

Conheça agora as principais razões para fazer o controle de documentos no seu negócio ainda hoje! 

Entenda agora como aplicar o controle de documentos para empresas e não perca o seu tempo! 

Práticas essenciais para organização e gestão de documentos

controle-de-documentos

Aplicar essas dicas na organização e gestão de documentos da sua empresa podem poupar dores de cabeça com retrabalho ou perda de documentos. 

Por isso, confira cada prática e mude o rumo da sua gestão documental!

Identificação 

Identificar a quantidade de documentos é o primeiro passo rumo ao caminho certo do seu controle de documentos. 

Para isso, é preciso analisar um a um, identificando-o claramente com informações cruciais da informação, como título, data ou número de referência.

O objetivo é facilitar sua posterior categorização, outra etapa fundamental a seguir.

Organização por categoria

Após identificar cada documento, é preciso categorizar cada um de maneira adequada, facilitando sua recuperação posterior

Para isso, busque utilizar etiquetas de identificação em cada pasta. Também vale a pena padronizar cores para cada categoria. 

Além disso, crie uma pasta para cada tipo de categoria de documentos (financeiro, trabalhista, jurídico, etc).

Não esqueça de uniformizar a ordem dos documentos, seja cronológica ou alfabética. 

O trabalho arquivístico é constante, e novos documentos são produzidos diariamente. 

Por isso, vale a pena dedicar algum tempo para certificar que os novos documentos seguem as normativas estabelecidas

Armazenamento

O armazenamento é essencial para assegurar o correto controle de documentos, conservando-lhes tanto a organização e categorização, quanto a integridade física do suporte (papel, CD, microfilme). 

Para o armazenamento de documentos físicos, é preciso examinar a quantidade de documentos, espaço disponível, controle de acesso, frequência de uso e eventual necessidade de proteção especial contra sinistros.

Nesse sentido, vale a pena contar com nosso serviço exclusivo de guarda física de documentos. 

Desse modo, nossos profissionais altamente qualificados são capazes de proceder a todas as etapas do controle de documentos, armazenando o que for necessário em sala-cofre de alta segurança, conservando todas as informações do seu negócio. 

Já caso seja preferível digitalizar os documentos, é preciso que o processo seja feito cautelosamente, e armazenado posteriormente em um sistema baseado em nuvem confiável e criptografado

Um exemplo de solução inteligente de armazenamento digital de documentos é o Acervo CloudFile, que oferece segurança, agilidade e extrema facilidade, além de um controle de revisão de documentos.

Aprenda com a Acervo como fazer o controle de documentos na sua empresa!

Sabemos que a gestão documental pode ser difícil e repleta de detalhes que fazem a diferença.

Por isso, se você quer se aprofundar no tema controle de documentos e gestão documental, temos uma dica imperdível para você. 

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