Solicite um Orçamento
Solicite um Orçamento

Como arquivar documentos de funcionários? Saiba tudo

Se você tem uma empresa e contratou profissionais, saber como arquivar os documentos de funcionários pode poupar você de muita dor de cabeça. 

Isso porque a maneira como você arquiva documentos trabalhistas pode significar ou a tranquilidade da organização, ou estar em apuros em algumas situações graves.

E você não quer essa última hipótese, não é?

Para evitar isso, é primordial que você entenda como arquivar documentos de funcionários. 

Acompanhe esse artigo completo e descubra quais documentos de funcionários merecem especial atenção e quanto tempo você deve guardá-los.

Pronto(a)? Então siga com a Acervo agora!

Quais os principais documentos de funcionários?

De acordo com um levantamento realizado pela PwC e Radicati Group, a desorganização dos arquivos é uma realidade catastrófica em grande parte das empresas.

A pesquisa demonstrou que a desorganização dos arquivos leva gestores a perderem em média 1 mês no ano pesquisando informações armazenadas.

Mas e se esse fosse um documento para admissão de funcionários, por exemplo? 

Esse é apenas um dos cenários – e não o mais grave – no qual a desorganização do arquivo pode ser muito prejudicial ao negócio. 

Ainda há de se considerar a obrigação de apresentar documentos para a Justiça Trabalhista, em alguns casos, Receita Federal, entre outros.

Entretanto, o primeiro passo para isso, é conhecer os principais documentos de funcionários que você precisa manter no seu arquivo. Confira abaixo:

Por outro lado, agora que você conhece os principais documentos trabalhistas, é fundamental entender o tempo de guarda para saber como arquivar documentos de funcionários, não é?

Então descubra o tempo de guarda desses e outros documentos de funcionários!

Documentos de funcionários: quanto tempo guardar?

como-arquivar-documentos-de-funcionários

De acordo com a teoria das três idades, existem três principais fases da gestão documental, de acordo com a frequência do seu uso, além do valor primário e secundário:

  1. Arquivo corrente;
  2. Arquivo intermediário;
  3. Arquivo permanente. 

Mas e quando o assunto é documentos de funcionários, quanto tempo guardar?

Antes de listar os principais documentos de funcionários e seu tempo de guarda, é preciso esclarecer que pode haver algumas diferenças a depender do segmento do negócio e sua regulamentação específica.

Em todo caso, deverá ser observado sempre o plano de gestão dos documentos.

Descubra agora os principais prazos de guarda e saiba como arquivar documentos de funcionários

De todo modo, é preciso saber que a guarda de documentos deve ser levada a sério, e pode refletir a saúde da empresa em todas as suas atividades, como veremos a seguir.

Guarda de documentos trabalhistas, previdenciários e FGTS é coisa séria!

A guarda de documentos trabalhistas, previdenciários e FGTS deve ser levada com a máxima responsabilidade pelos negócios, de modo a prevenir prejuízos e otimizar o trabalho no dia a dia da empresa. 

Por isso, vale a pena investir em empresas especializadas em gestão documental, como a Acervo, referência no assunto com 30 anos de experiência e qualidade entregue.

E se você achou este artigo útil, temos uma dica de ouro para você.

Confira agora mesmo o nosso blog para descobrir conteúdos que fazem a diferença na forma como você gerencia seus documentos e otimize sua produtividade!

Calculadora de Benefícios

Calcule Agora

Fale com um Especialista

Tire suas Dúvidas

Desenvolvido e Otimizado por WEBI