Se você tem uma empresa e contratou profissionais, saber como arquivar os documentos de funcionários pode poupar você de muita dor de cabeça.
Isso porque a maneira como você arquiva documentos trabalhistas pode significar ou a tranquilidade da organização, ou estar em apuros em algumas situações graves.
E você não quer essa última hipótese, não é?
Para evitar isso, é primordial que você entenda como arquivar documentos de funcionários.
Acompanhe esse artigo completo e descubra quais documentos de funcionários merecem especial atenção e quanto tempo você deve guardá-los.
Pronto(a)? Então siga com a Acervo agora!
De acordo com um levantamento realizado pela PwC e Radicati Group, a desorganização dos arquivos é uma realidade catastrófica em grande parte das empresas.
A pesquisa demonstrou que a desorganização dos arquivos leva gestores a perderem em média 1 mês no ano pesquisando informações armazenadas.
Mas e se esse fosse um documento para admissão de funcionários, por exemplo?
Esse é apenas um dos cenários – e não o mais grave – no qual a desorganização do arquivo pode ser muito prejudicial ao negócio.
Ainda há de se considerar a obrigação de apresentar documentos para a Justiça Trabalhista, em alguns casos, Receita Federal, entre outros.
Entretanto, o primeiro passo para isso, é conhecer os principais documentos de funcionários que você precisa manter no seu arquivo. Confira abaixo:
Por outro lado, agora que você conhece os principais documentos trabalhistas, é fundamental entender o tempo de guarda para saber como arquivar documentos de funcionários, não é?
Então descubra o tempo de guarda desses e outros documentos de funcionários!
De acordo com a teoria das três idades, existem três principais fases da gestão documental, de acordo com a frequência do seu uso, além do valor primário e secundário:
Mas e quando o assunto é documentos de funcionários, quanto tempo guardar?
Antes de listar os principais documentos de funcionários e seu tempo de guarda, é preciso esclarecer que pode haver algumas diferenças a depender do segmento do negócio e sua regulamentação específica.
Em todo caso, deverá ser observado sempre o plano de gestão dos documentos.
Descubra agora os principais prazos de guarda e saiba como arquivar documentos de funcionários:
De todo modo, é preciso saber que a guarda de documentos deve ser levada a sério, e pode refletir a saúde da empresa em todas as suas atividades, como veremos a seguir.
A guarda de documentos trabalhistas, previdenciários e FGTS deve ser levada com a máxima responsabilidade pelos negócios, de modo a prevenir prejuízos e otimizar o trabalho no dia a dia da empresa.
Por isso, vale a pena investir em empresas especializadas em gestão documental, como a Acervo, referência no assunto com 30 anos de experiência e qualidade entregue.
E se você achou este artigo útil, temos uma dica de ouro para você.
Confira agora mesmo o nosso blog para descobrir conteúdos que fazem a diferença na forma como você gerencia seus documentos e otimize sua produtividade!
Desenvolvido e Otimizado por WEBI