A classificação de documentos é muito importante para qualquer sistema de gestão documental, seja ele físico ou eletrônico. Por meio da classificação, é possível separar, organizar e sistematizar o acesso aos documentos, de forma rápida e segura.
Pense, por exemplo, que você possui uma série de documentos sobre eventos que foram realizados na sua empresa. O conjunto conta com fotografia, filmes, textos de palestras e fichas de inscrição.
Assim, todos os registros têm temas semelhantes, mas foram produzidos em materiais diferentes e para fins diversos. Para organizá-los, quais características comuns você consideraria?
Com isso, queremos dizer que os documentos podem ser muito diferentes entre si, mas, de um modo geral, eles possuem características comuns que podem ser utilizadas para classificá-los.
Na sequência, você verá uma lista de elementos que podem ser usados na classificação de documentos. Veja!
De acordo com Janice Gonçalves (1998), em seu livro Como classificar e ordenar documentos de arquivo, existem os seguintes elementos característicos comuns:
Agora que você conhece algumas das características comuns que são usadas para a classificação de documentos, vamos falar mais sobre como é feito o arquivamento.
Existem muitos métodos de arquivamento, como alfabético, geográfico e numérico. Porém, em uma empresa, é difícil utilizar apenas um deles, porque os diferentes tipos de documentos podem ser organizados em diversas categorias (assunto, nome, data, local, etc.).
Desse modo, a escolha pelo método, ou melhor, pelos métodos a serem utilizados exige que seja feita uma análise das atividades que são desempenhadas pela empresa. Outro ponto importante é o modo como, geralmente, as informações que precisam ser consultadas são requisitadas.
Por isso, contratar uma empresa terceirizada para gestão documental poupa bastante tempo e garante a melhor classificação de documentos.
Considerando tudo o que foi mencionado até aqui, vale ressaltar que, na hora de organizar um arquivo, ter um plano de classificação de documentos é essencial. Para tanto, é necessário seguir alguns passos:
Gostou dessas informações? Nós, da Acervo, somos especialistas em gestão de documentos, com décadas de experiência no mercado. Se você precisa organizar os documentos da sua empresa ou instituição, visite o nosso site.
GONÇALVES, Janice. Como classificar e ordenar documentos de arquivo. São Paulo: Divisão de Arquivos do Estado de São Paulo, 1998. Disponível em https://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf2.pdf. Acesso em 18 maio 2022.
FREIBERGER, Zélia. Gestão de documentos e arquivística. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2010. Disponível em http://proedu.rnp.br/bitstream/handle/123456789/670/2a_disciplina_-_Gestao_de_Documentos_e_Arquivistica.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 18 maio 2022.
Desenvolvido e Otimizado por WEBI