Você já precisou encontrar um e-mail ou um arquivo no seu computador, mas não conseguiu? Agora imagine essa situação em uma empresa, onde o volume de documentos é muito maior. Parece complicado, não é mesmo? Por isso, a organização dos arquivos digitais é tão importante.
Toda a praticidade da gestão de documentos digital pode ser perdida se não houver uma sistematização das informações. A boa notícia é que existem empresas especializadas no gerenciamento documental para te ajudar nesses processos.
Neste texto, a Acervo te conta mais sobre como é feita a organização dos arquivos digitais. Continue lendo.
Agora que você conhece todo o processo da gestão de arquivos digitais, vamos explicar melhor algumas das atividades mais importantes.
Você sabe como nomear documentos ao produzi-los? Seguindo um padrão nesse momento, ficará muito mais fácil organizar os documentos posteriormente. Além disso, toda a equipe poderá utilizar um mesmo sistema de nomenclatura.
O ideal é seguir o formato do exemplo abaixo:
Todas as palavras devem ser separadas por um underline (_). Na primeira parte (Instrução_normativa), especifica-se a espécie do documento; em seguida, o setor onde o documento foi produzido (RH); a terceira parte (minuta) identifica a forma documento, que pode ser, por exemplo, uma cópia ou um rascunho; por fim, identifica-se a versão do documento (01) e, se for o caso, quando for feita uma revisão.
A gente já falou aqui no blog da Acervo sobre como é feita a classificação dos documentos. Sobre essa atividade, é necessário traçar uma estratégia para garantir que todos os documentos produzidos sejam mais facilmente organizados e, assim, encontrados.
Para tanto, é feita uma análise do conteúdo e demais informações relativas ao documento (data, quem produziu, tipo, etc.). Assim, ele poderá ser classificado conforme as necessidades da sua empresa para consulta e integridade das informações.
Na hora de organizar os arquivos digitais, como comentamos, é necessário passar pelos passos de triagem, padronização e arquivamento.
No momento da triagem, é feita a identificação e análise para que os documentos sejam separados e classificados.
Já na padronização, são definidas as regras, normas, procedimentos e nomenclaturas para os locais de armazenamento dos documentos, sejam eles pastas ou diretórios.
No arquivamento, por fim, os documentos são efetivamente salvos em pastas e subpastas, de acordo com a padronização que foi escolhida.
Dica importante: existem, hoje, os softwares de Gerenciamento de Documentos, que facilitam ainda mais a gestão dos documentos digitais. Na Acervo, oferecemos o Acervo CloudFile, que garante uma gestão eficiente de todos os seus documentos!
Reforçamos a importância de que todas essas etapas sejam realizadas com cautela, bem como em conformidade com as normas externas e internas para a gestão de documentos. Por isso, a Acervo é a melhor opção para a organização e gestão de arquivos digitais. Visite o nosso site para conhecer todos os nossos serviços.
COORDENADORIA GERAL DE PROTOCOLO E ARQUIVO. Manual de organização de documentos digitais. Sergipe: IFSC, 2020. Disponível em: http://www.ifs.edu.br/images/cgpa/gestao_documental/MANUAL_DOC_DIGITAIS_5V_1-convertido.pdf. Acesso em 3 jun. 2022.
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