Solicite um Orçamento
Solicite um Orçamento

Armazenamento em nuvem grátis? Saiba como escolher com segurança!

Você sabe como proteger seus documentos sem gastar muito? Atualmente, muitas empresas buscam alternativas práticas para armazenar e organizar suas informações, mantendo tudo disponível a qualquer momento. Aqui, surge o armazenamento em nuvem grátis como uma solução simplificada.

Ele é ideal para quem quer ter acesso fácil, rápido e remoto a informações importantes. Os documentos na nuvem também facilitam o acesso dos colaboradores, independentemente de eles estarem trabalhando in loco ou home office.

Hoje, a Acervo irá explicar mais sobre as principais opções de armazenamento em nuvem grátis e como fazer uma escolha segura. Veja a seguir!

Por que o armazenamento em nuvem grátis é uma boa solução?

O armazenamento gratuito é uma solução para quem quer praticidade e acessibilidade sem comprometer o orçamento. É uma alternativa que ajuda desde profissionais autônomos até empresas com estruturas amplas, o que serve como um ponto central para guardar informações sem complexidade.

Outro fator positivo é que existem várias plataformas de armazenamento em nuvem grátis. Além disso, não é necessário fazer instalações complicadas, pois o acesso acontece por meio do seu navegador ou aplicativo mobile. 

💡 Leia também — O que é Cloud Computing?

6 plataformas de armazenamento em nuvem grátis

Se você quer armazenar seus documentos na nuvem sem gastar nada, confira os principais serviços confiáveis e disponíveis no mercado:

1. Google Drive (15 GB grátis)

O Google Drive é uma das plataformas mais conhecidas de armazenamento em nuvem. Ele é muito utilizado devido à integração com o Google Workspace, que possibilita fazer a edição de documentos, planilhas e apresentações diretamente na plataforma.

Veja as especificações:

2. OneDrive (5 GB grátis)

O OneDrive é da Microsoft e tem integração ao Windows e ao pacote Office. Assim como o Google Drive, ele também disponibiliza recursos de criação, edição e compartilhamento de documentos.

Veja as especificações:

No entanto, vale lembrar que 5 GB é um espaço muito limitado para quem liga com grande volume de dados. Assim, é mais indicado para o armazenamento de poucos documentos.

3. iCloud (5 GB grátis)

O iCloud é ideal para usuários de iOS. Com ele, você pode sincronizar seus documentos automaticamente com alguns dispositivos da Apple, como iPhone, iPad, Macbook, entre outros. 

Veja as especificações:

Entretanto, o iCloud é limitado para uso em Windows e Android. Se você necessita de mais espaço, os planos pagos são acessíveis, sendo que começam a partir de R$4,50 por mês.

4. Dropbox (2 GB grátis)

O Dropbox também é uma opção interessante de armazenamento em nuvem grátis. Ele é bastante conhecido por ser seguro e fácil de usar. 

Veja as especificações:

5. pCloud (10 GB grátis)

O pCloud é conhecido por ter bons recursos de multimídia, que possibilita transmitir vídeos e áudios diretamente da nuvem, sem necessidade de download.

Veja as especificações:

6. iDrive (10 GB grátis)

O iDrive se destaca pela segurança, pois une criptografia e autenticação em dois fatores. Além disso, é uma plataforma que frequentemente oferece descontos para novos usuários.

Veja as especificações:

Como escolher a melhor opção gratuita para armazenar documentos na nuvem?

Essa escolha vai depender das suas necessidades. Avalie a capacidade de armazenamento inicial, as integrações com outras ferramentas, a acessibilidade e a segurança. 

Verifique também sobre a facilidade de compartilhamento e a compatibilidade com os dispositivos que usa no dia a dia de trabalho. Antes de decidir, teste as plataformas gratuitas para identificar qual faz mais sentido para a sua empresa.

💡 Pode ser útil — Dicas para facilitar a gestão eletrônica de documentos na sua empresa

Segurança e organização no armazenamento em nuvem

Para proteger seus documentos, lembre-se de utilizar senhas fortes, ativar a autenticação de dois fatores, evitar o compartilhamento público, manter seu software de antivírus atualizado e fazer atualizações sempre que necessário. 

Se você precisa de uma solução mais robusta e completa, vale a pena conhecer o Acervo CloudFile. Ele é um sistema ECM (Electronic Content Management) que oferece publicação e digitalização de documentos, controle via internet, interface simples e intuitiva, segurança de ponta e adaptabilidade para vários tipos de departamentos. 

O Acervo CloudFile atende empresas de todos os portes, e ele pode ser a solução ideal para a sua!

Agora que você já sabe quais são as opções de armazenamento em nuvem grátis, esperamos que faça uma excelente escolha.

Para mais dicas sobre gestão de documentação, organização e segurança de dados, acesse o blog da Acervo e confira mais dicas!

Calculadora de Benefícios

Calcule Agora

Fale com um Especialista

Tire suas Dúvidas

Desenvolvido e Otimizado por WEBI