Solicite um Orçamento
Solicite um Orçamento

Tabela de Temporalidade Documental: por que ela é importante?

Os documentos são parte importante da gestão empresarial. Por isso, é fundamental que todas as empresas utilizem recursos para garantir o devido gerenciamento de todas as informações e dados produzidos internamente. Nesse sentido a Tabela de Temporalidade Documental (TTD) tem extrema relevância. 

Um dos aspectos mais significativos do gerenciamento de documentos são os prazos pelos quais cada documento deve ser guardado. Assim, a TTD desempenha a função de organizar os processos relativos à guarda de documentos, assim como os prazos específicos, em conformidade com as normativas existentes. 

Neste texto, te contamos mais sobre a Tabela de Temporalidade Documental e por que ela é um instrumento tão importante para o seu negócio. 

O que é a Tabela de Temporalidade Documental? 

Para compreendermos o que é a Tabela de Temporalidade Documental, é necessário pensar sobre os documentos empresariais de um modo geral. Em uma empresa, os documentos são produzidos com grande frequência. E cada um deles terá uma função específica, conforme as informações que ele traz. 

Portanto, o ciclo de vida do documentos tem relação direta com a TTD. Isso porque as diferentes fases desse ciclo, que vai desde o momento em que a documentação é amplamente utilizada até sua destinação final, determinarão o tempo de armazenamento dos documentos. 

A partir dessas informações, entende-se que a Tabela de Temporalidade Documental é uma tabela em que se determina o prazo de armazenamento de cada documento, conforme as regras existentes e as especificidades da sua empresa. Dessa forma, a TTD deverá descrever, de forma clara, os processos da guarda de diferentes tipos de documentos produzidos internamente, em todos os setores. 

Criação da Tabela de Temporalidade Documental

Sabendo o que é a TTD, podemos passar à etapa de criação dessa tabela. Vamos conhecer cada uma das etapas? 

  1. Lista de documentos: a primeira etapa é a listagem de todos os documentos, conforme sua classificação. Nesse momento, é preciso incluir na tabela cada um dos tipos e informações relevantes acerca da documentação, de forma hierárquica. 
  2. Prazos de arquivamento: na sequência, deve-se determinar os prazos que cada um desses documentos deverá ficar armazenado. Essa etapa é muito importante, pois deve se alinhar inteiramente com as determinações oficiais, além de incorporar um conhecimento sobre a gestão documental na sua empresa. 
  3. Destinação final: de forma simplificada, a última etapa diz respeito à destinação final. Após o término do prazo de guarda, o que será feito com esse documento? É válido salientar que essa destinação também deve seguir regras estabelecidas por órgãos competentes. 

Importância da TTD para sua empresa

Por tudo o que foi dito até aqui, fica evidente que a Tabela de Temporalidade Documental é um procedimento essencial para a gestão empresarial. Ela é o centro do gerenciamento adequado dos seus documentos, de modo a possibilitar o pleno andamento dos processos de uma empresa. 

Não por acaso, a produção de um Tabela de Temporalidade Documental é um dos serviços incluídos na contratação de um plano de gestão documental. Ao terceirizar os cuidados com os documentos, você se certifica de que as informações estarão seguras e disponíveis para acesso de forma simplificada. 

A Acervo é uma empresa especializada na guarda de documentos. Saiba que você pode contar com a gente para a criação de uma TTD capaz de otimizar a gestão documental da sua empresa ou escritório. Entre em contato conosco para fazer um orçamento ou tirar dúvidas sobre nossos serviços.

Calculadora de Benefícios

Calcule Agora

Fale com um Especialista

Tire suas Dúvidas

Desenvolvido e Otimizado por WEBI