Solicite um Orçamento

Por que a criptografia é tão importante para a segurança das empresas?

Para todos que utilizam os meios digitais diariamente, a criptografia é a aliada número 1! Ela é um método de proteção e privacidade de dados muito importante e cada vez mais presente na nossa vida. Mas porque a criptografia é tão importante para a segurança informação nas empresas?

Criptografia (em grego: kryptós, “escondido”, e gráphein, “escrita”) ou seja Escrita Escondida – funciona como códigos para assegurar a integridade da informação.  Sem a criptografia, qualquer pessoa poderia interceptar suas senhas e informações, mas graças a esse método, em casos de risco, o máximo que a pessoa consegue furtar é uma lista desordenada e confusa de milhares de caracteres que não chegam a lugar nenhum. 

O que define o grau de segurança de uma criptografia é a quantidade de bits que são aplicados à codificação. Por exemplo, uma chave de 8 bits pode gerar até 256 combinações, já uma chave de 128 bits tem 339,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000 possibilidades, arredondando, pode gerar uns trilhões a mais.

Existem dois tipos de criptografia: a simétrica e a assimétrica. A criptografia simétrica é a mais comum, é quando uma mesma chave é utilizada para codificar e traduzir as mensagens – esse método é utilizado, por exemplo, no envio de emails. Já a criptografia assimétrica ou de ponta a ponta, é baseada em algoritmos que requerem duas chaves, uma delas é privada e a outra é pública. Mesmo sendo diferentes, as duas partes desse par de chaves são ligadas – como é o que acontece em bancos. 

Milhares de informações importantes e sigilosas sobre contratos, clientes e da própria organização estão sob o controle de empresas. Se os computadores e dispositivos móveis usados em em sua organização não estiverem devidamente protegidos, esses dados podem acabar sendo facilmente invadidos. É o que acontece quando vírus, como o malware Ransomware, invade o sistema e sequestra todos os dados, impossibilitando o seu acesso até o momento em que é feito um pagamento, muitas vezes cobrados em bitcoins (moeda virtual, que custa mais de 7 mil reais a unidade), para recuperá-los.

Por esse e outros motivos, a criptografia é essencial para a segurança das informações das empresas. Diariamente uma organização lida com diversas informações confidenciais, que se caírem em mãos erradas, podem causar grandes transtornos e prejuízos.

Calculadora de Benefícios

Calcule Agora

Fale com um Especialista

Tire suas Dúvidas

Desenvolvido e Otimizado por WEBI