Solicite um Orçamento

Por quanto tempo sua empresa deve guardar documentos fiscais?

Muitas empresas não dão a devida importância ou simplesmente ignoram a necessidade legal de manter a guarda de documentos fiscais por prazos determinados. O grande risco que correm é descobrir um dia que terão que arcar novamente com contas já pagas, como explica José Maria Alcazar, do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo (Sescon-SP).

“Se o contribuinte não tem como comprovar um pagamento para o Fisco, é obrigado a recolher novamente o tributo, acrescido de multa de até 20% do valor devido e juros da Taxa Selic”.

E como o volume deste tipo de documento não para de crescer, a tendência é que, sem a adoção de medidas para a preservação de arquivos e adequada guarda de documentos, muitas empresas acabam tendo sérios problemas, incorrendo, por exemplo, em:

Para não correr riscos desnecessário e ser pego de surpresa, vamos listar os prazos necessários para guarda de alguns comprovantes essenciais na rotina de toda empresa.

DOCUMENTOPRAZOLEI
Cofins10 anosLei 8.212 Art 33 Lei Orgânica da Seguridade Social
IRPJ10 anosLei 8.212 Art 33 Lei Orgânica da Seguridade Social
Nota Fiscal (Fornecedor, Imobilizado e Venda de Imobilizado)5 anosLei 5.172 Art 173 Código Tributário Nacional
Nota Fiscal de Saída10 anosLei 8.212 Art 46Lei Orgânica da Seguridade Social
PIS – Recolhimento10 anosLei 2.052/83 Art. 3° e 10°PIS-PASEP
IPI / ISSQN / ITR / IPTU / IPVA / ITBI5 anosLei 5.172 Art 173 Código Tributário Nacional
Livro de Apuração de Lucro Real (Lalur)10 anos, a partir do último lançamentoLei 8.212 Art 46 Lei Orgânica da Seguridade Social
Damef (Declaração Anual de Movimento Econômico e Fiscal)5 anosLei 5.172 Art 173 Código Tributário Nacional
Contas de água, luz e telefone5 anosLei 5.172 Art 173 Código Tributário Nacional

Atentando a estes prazos você também evita de ficar acumulando papelada desnecessária, podendo eliminar o que já está dispensado dos prazos legais.

Para não se perder meio a tanta papelada, é sempre conveniente contar com os serviços de uma empresa especializada em Guarda de Documentos. A Acervo oferece atendimento completo nesta área e libera sua empresa da preocupação de não encontrar aquele comprovante importante de quitação, por exemplo, na hora em que mais precisar.

Utilize nosso Simulador de Guarda de Documentos, ou faça contato, e veja como é vantajoso.

Calculadora de Benefícios

Calcule Agora

Fale com um Especialista

Tire suas Dúvidas

Desenvolvido e Otimizado por WEBI