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Gerenciamento de arquivos para escritórios de contabilidade. Como fazer?

Todo contador sabe que existe um enorme volume de documentos que circulam todos os dias nos escritórios de contabilidade. São declarações de imposto, folhas de pagamento, balanços mensais, entre outros. E o desafio? Organizar tudo isso de uma maneira inteligente e prática! 

Atualmente, existem vários sistemas para contabilidade que ajudam a lidar com esses documentos importantes. Eles são ideais para simplificar rotinas e proporcionar mais agilidade em processos. 

Hoje, a Acervo explicará como fazer um correto gerenciamento de arquivos para escritórios de contabilidade, com o intuito de facilitar a sua vida e a de seus colaboradores. Continue a leitura para saber mais!

A importância da gestão de arquivos para escritórios de contabilidade

Uma boa gestão documental nos escritórios de contabilidade vai além da organização e arquivamento. É um processo que exige a preservação de informações, como declarações fiscais, documentos trabalhistas e registros financeiros dos clientes. 

Por ter que lidar com vários documentos diariamente, a implantação de um sistema de arquivos é indispensável, principalmente para localizar informações rapidamente, sem perder tempo vasculhando gavetas e pastas. 

Atualmente, a gestão moderna de arquivos utiliza soluções digitais com armazenamento físico profissional. A digitalização, GED (Gestão Eletrônica de Documentos) e Guarda Física de documentos são os principais serviços que facilitam o gerenciamento de arquivos e a preservação das informações.

Com o uso dessas soluções, os escritórios de contabilidade conseguem atender seus clientes com mais agilidade, mantêm a organização do local de trabalho, protegem informações confidenciais, cumpram prazos legais de guarda de documentos e acessam documentos históricos a qualquer momento.

💡 Leia também — 5 dicas para melhorar sua gestão de documentos e arquivos neste ano

As 3 principais soluções de gerenciamento de arquivos para seu escritório

Agora que você já sabe a importância do correto gerenciamento de arquivos, vamos saber mais sobre as principais soluções de como é possível colocar em prática essa gestão na sua empresa. Veja abaixo:

1. Digitalização de Documentos

A digitalização é o primeiro passo para modernizar a gestão documental em seu escritório de contabilidade. É um processo relativamente simples, que transforma documentos físicos em arquivos digitais. 

Com essa solução, você e seus contadores podem acessar rapidamente qualquer arquivo de forma segura e organizada. Além de simplificar suas buscas, também diminui qualquer risco de perdas e danos de informações.

2. GED

O Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) é uma solução que armazena e organiza os documentos digitais. Com ele, você tem acesso remoto aos arquivos, controle de permissões por usuário, busca avançada de documentos por palavras-chave, categorias ou datas e backup automático das informações.

Ele também possibilita a conexão com outros sistemas contábeis, o que ajuda bastante nos fluxos de trabalho.

Nesse sentido, outra tendência de solução de gestão digital, também oferecida pela Acervo, é a tecnologia CloudFile, que permite digitalização, publicação e total controle dos arquivos e documentos.   

3. Guarda Física de Documentos

Por mais que a digitalização seja muito importante, muitos escritórios de contabilidade precisam manter seus documentos físicos, e é aqui que entra a guarda física. 

Esse serviço libera espaço no seu escritório e mantém todos os arquivos em um ambiente seguro, com controle de umidade, proteção contra pragas e monitoramento 24 horas. Tudo isso é organizado e mantido por profissionais especializados em gestão documental. 

A gestão de documentos é especialmente importante neste contexto, trabalhando em conjunto com Sistema SDoc, aqui na Acervo. O programa garante aos nossos clientes o acesso, consulta e localização de forma simplificada e segura.

Benefícios da gestão documental para contabilidades

Há várias vantagens da gestão de arquivos para escritórios de contabilidade, que vão desde a otimização de processos até melhoria no atendimento aos clientes. Os principais benefícios são:

O gerenciamento de arquivos para contabilidades é indispensável, principalmente para empresas que querem economizar tempo nas buscas, melhorar a produtividade dos colaboradores e diminuir as chances de perda ou danos de documentos

Nesse sentido, vale muito a pena investir em soluções especializadas de gestão documental. Na Acervo, você pode contratar serviços de digitalização, GED e guarda física de documentos.
 
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