Solicite um Orçamento
Solicite um Orçamento

Entenda porque a microfilmagem de documentos ainda existe

Sabe aqueles truques eficientes que não saem de moda? Podemos encaixar a microfilmagem de documentos nessa lista. Vamos abordar as vantagens do processo de microfilmar os documentos e porque ele não foi ofuscado pela tecnologia. 
 
Vamos começar do básico, o que é microfilmagem? Pode-se definir como um método de gerenciar e armazenar informações através da captação de imagens dos documentos por um processo fotográfico. É um método antigo, prático e eficiente. 
 
Assim como os outros meios de arquivar documentos, a microfilmagem apresenta muitas vantagens ao consumidor, mas algumas vantagens são exclusivas desse método, o que responde nossa pergunta: Por que utilizar a microfilmagem? 

Por que usar a microfilmagem de documentos


1. Porque esse é o único processo que substitui legalmente o documento original, arquivos microfilmados tem sua legitimidade garantida por lei.

2. É o único processo que permite o descarte do documento físico, já que a cópia tem o mesmo valor jurídico. 

3. Esses arquivos microfilmados têm aproximadamente até 500 anos de duração, conforme as normas ISSO e ANSI.
 
Esses são os fatores que diferenciam positivamente a microfilmagem dos outros processos, mas além disso, esse método proporciona acesso rápido, limpo e seguro aos arquivos. O volume e tamanho dos arquivos são consideravelmente reduzidos, além de permitir um melhor aproveitamento do espaço físico que seria destinado a arquivamento. Assim como não sofre com a renovação de tecnologias; facilidade na gestão de informações e a reprodução de papéis em microfilmes de alta qualidade, prontos para visualização e reimpressão. 
 
Aqui você pode conferir todo a regulamentação da Lei nº 5.433, de 8 de maio de 1968, que regula a microfilmagem de documentos oficiais e outras providências: Site do Planalto.
 
Vale ressaltar a importância de terceirizar esse processo para uma empresa qualificada e responsável, que preze pelos seus arquivos e a segurança deles. Há 22 anos no mercado, a Acervo é especialista  quando o assunto é a guarda de documentos. Entre em contato para mais informações.

Calculadora de Benefícios

Calcule Agora

Fale com um Especialista

Tire suas Dúvidas

Desenvolvido e Otimizado por WEBI