Solicite um Orçamento
Solicite um Orçamento

Entenda como o blockchain pode ser útil para o registro e validação de documentos

A evolução tecnológica está permitindo otimizar a segurança de diversos processos digitais nos mais variados setores da sociedade. O blockchain, por exemplo, considerado uma tecnologia relativamente recente, vem sendo apontado como uma alternativa eficaz para garantir a legalidade de transações e a segurança de empresas, instituições e até órgãos governamentais no meio digital.

Originalmente, o blockchain tinha a função de registrar e validar transações online que utilizavam criptomoedas como forma de pagamento. Mas essa tecnologia está evoluindo cada vez mais e já permite a realização de diversos procedimentos em outras áreas, como o registro e validação de documentos.

Quer saber como essas duas áreas estão interligadas? Continue a leitura e descubra!

Afinal, o que é blockchain?

O blockchain pode ser definido como uma espécie de livro contábil digital, responsável por registrar transações que são realizadas nesse meio. O processo de transação ocorre através de assinaturas digitais, que garantem legitimidade e segurança à operação.

A validação da transação só é registrada quando ambas as partes envolvidas estão de acordo, ou seja, a segurança é total e não dá espaço para criminosos virtuais interferirem no processo.

Uma das grandes vantagens é que essa tecnologia dispensa a intermediação de terceiros em diversos processos.

Como o blockchain pode ser útil para a validação de documentos?

Por ser uma tecnologia revolucionária e inovadora, o blockchain tem ganhado espaço no cenário mundial por se mostrar como um excelente aliado na hora de guardar informações e preservar dados de empresas ou terceiros.

Mais do que apenas atuar no segmento das criptomoedas, o blockchain pode contribuir para armazenar e validar registros de diversos outros tipos, como os documentos. Já existem empresas que utilizam o blockchain para realizar a validação de documentos, assegurando economia de tempo, redução de custos e maior segurança e confiabilidade à operação. Essas são as principais vantagens de validar documentos através dessa tecnologia inovadora!

No Brasil, a OriginalMy foi uma das primeiras empresas a utilizar o blockchain para realizar a validação de documentos. O processo funciona da seguinte forma: ao enviar um documento, o sistema operacional gera um certificado de assinatura digital única  e exclusiva para garantir a legitimidade desse documento no meio digital.

Quando o documento é inserido no blockchain, o sistema realiza a verificação e posterior validação do arquivo. Ao realizar o registro de autenticidade, o blockchain gera um timestamp, ou seja, um “carimbo de tempo”. Com isso, a assinatura digital nunca mais poderá ser removida ou adulterada.

O grande benefício do blockchain para a validação de assinatura digitais em diversos tipos de documentos é a característica de imutabilidade que essa tecnologia confere aos documentos, garantindo muito mais autenticidade e integridade a esses processos e dificultando tentativas de fraude ou roubo de dados e informações.

O blockchain registra a identificação completa do usuário e de sua assinatura digital e, por isso, garante que somente ele tenha acesso a um determinado documento, além de assegurar total validade de sua assinatura.

O blockchain é uma tecnologia capaz de gerar impactos reais e otimizar processos de diferentes setores e empresas. Com a integração de diversas atividades em uma ferramenta com total segurança, fica muito mais fácil, prático e seguro realizar a gestão de documentos. É a evolução tecnológica beneficiando cada vez mais a gestão documental!

Gostou de nosso conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais. E não deixe de nos seguir no Facebook e LinkedIn para ficar por dentro de nossas dicas, novidades e conteúdos exclusivos.

Calculadora de Benefícios

Calcule Agora

Fale com um Especialista

Tire suas Dúvidas

Desenvolvido e Otimizado por WEBI