Solicite um Orçamento
Solicite um Orçamento

Dicas para um escritório sem papel

Em plena era digital e da informação acessível a distância de um clique, muitos escritórios seguem reféns das pastas e pilhas de papel. Dessa forma, não apenas perdem em efetividade nas suas tarefas como correm o risco de perdas e danos causados pela ação natural e do tempo.

Sabemos que a legislação brasileira ainda obriga a manutenção de muito arquivo em formato de papel, mas com o auxílio da digitalização, gestão eletrônica de documentos e terceirização de guarda física – para citar apenas alguns serviços -, esses escritórios podem acelerar seus processos internos e garantir a integridade de informações importantes.

No post de hoje vamos dar algumas dicas importantes rumo a um ‘escritório sem papel’.

Principais dicas para um escritório sem papel

Digitalização e GED

Como já mencionado na introdução deste post, não é possível se livrar integralmente dos arquivos físicos. Contudo, é possível digitalizar e manusear esses documentos apenas em seu formato digital, o que acelera muito o processo interno de um escritório. Associados a um Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) os ganhos são imediatos.

Assinatura

Muitos serviços online já disponibilizam – até gratuitamente – um sistema de assinatura digital de documentos. Aliado à formalização via e-mail, a assinatura de material interno fica muito mais prática e evita o manuseio de papel.

Agendas e calendário

Escolha serviços de e-mail que disponibilizem agendas e calendários digitais. Com isso sua vida fica muito mais organizada – além de estar acessível em qualquer lugar via dispositivos móveis – e você, de quebra, elimina papel da sua mesa ou pasta.

Formulários

Também não faltam ferramenta disponíveis na internet – como PDF Escape e Acrobat XI – para elaboração de formulários digitais, eliminando a necessidade de impressões desnecessárias e do FAX, por exemplo.

Backup

Já que a proposta é digitalizar, não custa nada garantir a segurança desses arquivos todos com backups extras em serviços que armazenam informações nas nuvens. Segurança nunca é demais e nesse caso é bem simples.

Gerenciador de tarefas

Para tarefas individuais ou em grupo existem ferramentas eficientes e gratuitas – como a Trello – para eliminar circulares internas e outros tipos de impressos. Para suas anotações diárias, um bloco de notas em desktop ou dispositivo móvel ajuda muito e organiza de forma prática seus pensamentos.

Pagamentos online

Opte por gerenciar transações pela internet. Hoje em dia não faltam serviços nesse sentido, eliminando impressões desnecessárias e de manuseio pouco prático.

Soluções em nuvem

Grandes empresas como Microsoft (Office 365) e Google (for Work) já oferecem soluções completas em nuvem que permitem criar um ambiente de trabalho dinâmico e realmente colaborativo.

Com esses produtos online você pode editar um arquivo de texto, planilha ou apresentação de slide de forma simultânea com diversos membros de sua equipe, deixar tudo compartilhado e acessível a qualquer hora e de qualquer lugar em que se tenha acesso à internet.

É possível compartilhar esses arquivos com as pessoas certas, hierarquizar seus acessos, criar sites de intranet para gestão de conteúdo de forma colaborativa, disponibilizar sua agenda de compromissos a quem for de interesse. Enfim, os processos internos de seu escritório que até então envolviam o uso de papel podem ser quase que extintos, substituídos pela tecnologia em nuvem.

E o melhor é que esse tipo de solução é acessível a empresas de todos os portes, com uma relação custo-benefício extremamente vantajosa. Com um pequeno investimento você revoluciona seu ambiente de trabalho e de quebra ainda adota processos mais sustentáveis.

Aproveitando o tema, veja também nosso post ‘Digitalização de documentos: uma tendência sustentável’. Continue acompanhando nosso blog e boa leitura!

Calculadora de Benefícios

Calcule Agora

Fale com um Especialista

Tire suas Dúvidas

Desenvolvido e Otimizado por WEBI