Se tem algo que faz com que qualquer negócio seja reconhecido no mercado e respeitado por seus parceiros é a transparência. O compliance, por exemplo, é uma prática muito valorizada por empresas que querem fortalecer sua integridade e ter processos cada vez mais seguros.
Esse tema ganha ainda mais destaque em alguns períodos do ano, como é o caso do Dia Estadual de Combate à Corrupção em Santa Catarina, celebrado em 27 de agosto. A data é uma forma de convidar empresas a refletirem sobre suas práticas e adotarem medidas que diminuam os riscos de fraude, má conduta e desorganização interna.
Por isso, a Acervo explicará mais sobre o que é compliance e como ele ajuda a diminuir corrupção na gestão de documentos. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!
São diversas normas, políticas e controles que uma empresa tem para atuar em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis ao seu setor. Porém, também envolve o comprometimento com valores éticos, boas práticas de governança e responsabilidade social.
Na prática, o compliance orienta desde o comportamento dos colaboradores até os procedimentos de auditoria, passando pela gestão de contratos, registros fiscais, licitações e comunicações internas. Cada documento bem armazenado, acessível e protegido ajuda na hora de a organização prestar contas.
As empresas que investem em uma boa estrutura de compliance conseguem criar um ambiente mais transparente, e isso diminui os riscos de desvios de conduta e aumenta a credibilidade no mercado.
Para colocar o compliance em ação, sua empresa precisa ter alguns documentos organizados e acessíveis sempre que necessário. Alguns deles são:
O compliance é um grande parceiro da gestão documental. Uma empresa que sabe muito bem organizar, classificar e proteger seus documentos está menos suscetível a falhas que podem ser utilizadas de maneira inapropriada. Além disso, a centralização das informações facilita auditorias e diminui a possibilidade de fraudes.
Nesse processo, é fundamental contar com uma empresa especialista em digitalização de documentos. Isso faz com que você transforme arquivos físicos em registros eletrônicos, o que facilita o acesso, evita perdas e aumenta a segurança da informação. É uma maneira de a empresa manter um histórico íntegro e pronto para consultas em auditorias ou fiscalizações.
No dia 27 de agosto, em Santa Catarina, é celebrado o Dia Estadual de Combate à Corrupção. Essa é uma excelente oportunidade para que empresas revisem seus processos internos e coloquem em prática algumas ações mais seguras.
Ao implementar o compliance como parte da cultura organizacional, os gestores demonstram compromisso com a legalidade e com a construção de um ambiente de negócios mais íntegro.
A gestão de documentos, apoiada por uma empresa de digitalização de documentos, contribui na organização, transparência e confiança nas operações. É uma medida estratégica que reforça o compromisso ético e protege o negócio contra riscos legais e reputacionais.
O compliance é uma forma de prevenir a corrupção e consolidar a credibilidade do seu negócio no mercado. A organização documental ajuda nesse quesito, principalmente porque representa a base para qualquer auditoria, fiscalização ou tomada de decisão.
Quer entender como uma empresa de digitalização de documentos pode ajudar no compliance? Conheça as soluções da Acervo e descubra como transformar a forma de gerenciar informações no seu negócio.
Desenvolvido e Otimizado por WEBI