O BPO é um serviço que vem ganhando espaço no cenário empresarial por todas as vantagens que ele oferece às empresas que optam por adotar essa prática em seus processos internos. Mas na hora de implementar o BPO, é comum que muitos proprietários de negócio tenham dúvidas em relação a esse processo.
A etapa de implementação do BPO precisa ser realizada mediante muito estudo e planejamento para obter os melhores resultados possíveis com o serviço. Um mau planejamento pode comprometer as atividades de sua empresa, resultando em problemas de produtividade e prejuízos financeiros.
Então, qual seria o melhor caminho para implementar o BPO em uma empresa? A Acervo separou os passos principais para ter sucesso nessa tarefa. Confira!
Em primeiro lugar, é necessário realizar um mapeamento completo da empresa, a fim de identificar quais áreas estão com os processos mais críticos. Esse mapeamento é importante para saber quais atividades tomam muito tempo ou comprometem o foco no core business de seu negócio.
Fazer uma análise sobre quais processos podem ser repassados ao serviço de BPO também é essencial para obter sucesso ao implementar esta prática em sua empresa. É importante levar em conta que nem todos os processos devem ser terceirizados, uma vez que isso pode comprometer o desempenho de sua empresa. Mas serviços secundários, como a gestão de documentos, por exemplo, são muito indicados para serem terceirizados.
Contar com uma empresa que presta serviços de BPO com qualidade, comprometimento e responsabilidade e que se adapta ao seu modelo de negócio é fundamental. Procure observar as condições e práticas oferecidas pela empresa, analise a tecnologia que ela utiliza, os métodos principais, quais os custos que ela pode reduzir, etc. É importante que a escolha da empresa que irá cuidar de seus processos seja assertiva, pois isso fará toda a diferença para o sucesso do seu negócio.
Com a ajuda da empresa contratada ou mesmo como um processo realizado internamente por sua empresa, é preciso elaborar o business plan. Esse “plano de negócio” funciona como uma espécie de planejamento que irá detalhar todas as implicações envolvidas na realização do BPO, como documentação oficial, análise de riscos, registro dos processos, etc.
Após implementar o BPO, sua empresa, com certeza, irá passar por um processo de reestruturação interna. O corpo de funcionários pode mudar, já que muitos serviços serão terceirizados. Com isso, é preciso preparar sua equipe para lidar diretamente com o core business de sua empresa e repassar o processo de funcionamento do BPO e suas implicações dentro da empresa.
Implementar o BPO não é uma tarefa que pode ser considerada uma ciência exata, já que cada empresa tem suas particularidades, e o serviço deve se adaptar a cada modelo de negócio. O importante é contar com uma empresa que entenda as suas necessidades e solucione os principais empecilhos que tomam tempo desnecessário de sua empresa.
É disso que sua empresa precisa? A Acervo, agora, conta com o serviço de BPO para melhor atender nossos clientes. Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar!
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