Solicite um Orçamento
Solicite um Orçamento

Carteira de Trabalho Digital: o que é e como funciona?

A digitalização de documentos e o uso de documentos digitais (sejam eles digitalizados ou nato-digitais) é uma tendência cada vez mais observada — tanto na rotina de pessoas quanto de empresas. Uma das manifestações destes documentos digitais que tem crescido nos últimos anos é a Carteira de Trabalho Digital, especialmente a partir do final de 2019.

Neste texto, a Acervo fala um pouco mais sobre o assunto. Mostramos o que é Carteira de Trabalho Digital, explicamos como ela funciona e, por fim, ainda damos destaque à tendência dos documentos digitais — que não para de crescer com o passar dos anos.

Continue a leitura abaixo e saiba mais sobre o assunto!

O que é a Carteira de Trabalho Digital?

Criada em 2017, a Carteira de Trabalho Digital nada mais é que uma versão eletrônica da Carteira de Trabalho convencional, com a qual já estamos acostumados há décadas. Da mesma forma que outros documentos que migraram para o formato digital, ela inclui todos os dados que o documento físico tem — também podendo ser atualizada pelas empresas.

Você lembra que citamos na introdução que o documento começou a ser mais utilizado a partir do final de 2019? Essa diferença de dois anos tem um motivo muito específico: foi em setembro daquele ano que a Lei da Liberdade Econômica passou a permitir que a versão digital substituísse completamente a versão física.

De acordo com o texto da lei:

Art. 14.  A CTPS será emitida pelo Ministério da Economia preferencialmente em meio eletrônico.

Parágrafo único. Excepcionalmente, a CTPS poderá ser emitida em meio físico, desde que:

I – nas unidades descentralizadas do Ministério da Economia que forem habilitadas para a emissão;

II – mediante convênio, por órgãos federais, estaduais e municipais da administração direta ou indireta;

III – mediante convênio com serviços notariais e de registro, sem custos para a administração, garantidas as condições de segurança das informações.

Como ela funciona?

Basicamente, todo o funcionamento por trás da Carteira de Trabalho Digital vem para facilitar as rotinas de empresas e colaboradores. Os processos deixam de ser tão burocráticos, os empregadores inserem dados mais facilmente e os funcionários podem conferir o documento através do próprio celular.

Enquanto que, antes, o responsável pelo RH da empresa deveria preencher os dados na Carteira de Trabalho do funcionário, agora basta utilizar a integração do eSocial. Uma vez que as informações estão lá, a Carteira de Trabalho Digital do colaborador é atualizada automaticamente. Isso evita que se tenha que preencher documentos mais de uma vez.

Já o funcionário ganha em agilidade e praticidade. Perder a Carteira de Trabalho, por exemplo, deixa de ser um problema. Afinal, ela estará em um aplicativo. Basta tirar o celular do bolso, abrir o app e conferir as informações que precisa.

Entendendo a crescente tendência dos documentos digitais

Tudo isso que envolve a Carteira de Trabalho Digital não é um caso isolado. Documentos digitais são uma verdadeira tendência, tanto para diminuir a burocracia de diversos processos quanto para agilizar e tornar prática a vida das pessoas que os usam.

Um exemplo muito claro, que é muito similar à Carteira de Trabalho Digital, é o da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital. Desde que foi criada, para facilitar a vida de motoristas, ela faz com que não seja necessário andar com o documento físico; basta ter a versão digital no app.

Por outro lado, documentos antigos e que não podem simplesmente “ser transferidos” para um aplicativo devem ser digitalizados para que todos esses benefícios sejam uma realidade. E, nestes casos, saiba que você pode contar com a Acervo!

Nós trabalhamos com a digitalização de documentos, oferecendo tanto este serviço quanto um software completo para que você acesse seus arquivos sempre que precisar. Entre em contato conosco para saber mais informações!

Calculadora de Benefícios

Calcule Agora

Fale com um Especialista

Tire suas Dúvidas

Desenvolvido e Otimizado por WEBI