A digitalização de documentos e o uso de documentos digitais (sejam eles digitalizados ou nato-digitais) é uma tendência cada vez mais observada — tanto na rotina de pessoas quanto de empresas. Uma das manifestações destes documentos digitais que tem crescido nos últimos anos é a Carteira de Trabalho Digital, especialmente a partir do final de 2019.
Neste texto, a Acervo fala um pouco mais sobre o assunto. Mostramos o que é Carteira de Trabalho Digital, explicamos como ela funciona e, por fim, ainda damos destaque à tendência dos documentos digitais — que não para de crescer com o passar dos anos.
Continue a leitura abaixo e saiba mais sobre o assunto!
Criada em 2017, a Carteira de Trabalho Digital nada mais é que uma versão eletrônica da Carteira de Trabalho convencional, com a qual já estamos acostumados há décadas. Da mesma forma que outros documentos que migraram para o formato digital, ela inclui todos os dados que o documento físico tem — também podendo ser atualizada pelas empresas.
Você lembra que citamos na introdução que o documento começou a ser mais utilizado a partir do final de 2019? Essa diferença de dois anos tem um motivo muito específico: foi em setembro daquele ano que a Lei da Liberdade Econômica passou a permitir que a versão digital substituísse completamente a versão física.
De acordo com o texto da lei:
“Art. 14. A CTPS será emitida pelo Ministério da Economia preferencialmente em meio eletrônico.
Parágrafo único. Excepcionalmente, a CTPS poderá ser emitida em meio físico, desde que:
I – nas unidades descentralizadas do Ministério da Economia que forem habilitadas para a emissão;
II – mediante convênio, por órgãos federais, estaduais e municipais da administração direta ou indireta;
III – mediante convênio com serviços notariais e de registro, sem custos para a administração, garantidas as condições de segurança das informações.”
Basicamente, todo o funcionamento por trás da Carteira de Trabalho Digital vem para facilitar as rotinas de empresas e colaboradores. Os processos deixam de ser tão burocráticos, os empregadores inserem dados mais facilmente e os funcionários podem conferir o documento através do próprio celular.
Enquanto que, antes, o responsável pelo RH da empresa deveria preencher os dados na Carteira de Trabalho do funcionário, agora basta utilizar a integração do eSocial. Uma vez que as informações estão lá, a Carteira de Trabalho Digital do colaborador é atualizada automaticamente. Isso evita que se tenha que preencher documentos mais de uma vez.
Já o funcionário ganha em agilidade e praticidade. Perder a Carteira de Trabalho, por exemplo, deixa de ser um problema. Afinal, ela estará em um aplicativo. Basta tirar o celular do bolso, abrir o app e conferir as informações que precisa.
Tudo isso que envolve a Carteira de Trabalho Digital não é um caso isolado. Documentos digitais são uma verdadeira tendência, tanto para diminuir a burocracia de diversos processos quanto para agilizar e tornar prática a vida das pessoas que os usam.
Um exemplo muito claro, que é muito similar à Carteira de Trabalho Digital, é o da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital. Desde que foi criada, para facilitar a vida de motoristas, ela faz com que não seja necessário andar com o documento físico; basta ter a versão digital no app.
Por outro lado, documentos antigos e que não podem simplesmente “ser transferidos” para um aplicativo devem ser digitalizados para que todos esses benefícios sejam uma realidade. E, nestes casos, saiba que você pode contar com a Acervo!
Nós trabalhamos com a digitalização de documentos, oferecendo tanto este serviço quanto um software completo para que você acesse seus arquivos sempre que precisar. Entre em contato conosco para saber mais informações!
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