Independente do porte e segmento de atuação, analisar os dados de uma organização faz parte de uma estratégia de sucesso de qualquer negócio. Muitas empresas já reconhecem a importância dessa prática e vem apostando no big data como uma ferramenta para mensurar dados e ajudar a otimizar ações e estratégias internas.
O big data é uma tendência mundial que vem ganhando espaço devido ao seu alto poder de colaboração para as estratégias de uma empresa. Para se ter uma ideia, um estudo da IDC, empresa provedora de inteligência de mercado, revelou que o mercado de big data deve crescer cerca de 600% a mais que o setor de Tecnologia da Informação em 2018, com expectativa de movimentar mais de US$40 bilhões neste ano.
De maneira sucinta, big data pode ser definido como um grande volume de dados, estruturados e não-estruturados, decorrentes das atividades de uma determinada empresa. Mas de nada adianta ter uma grande quantidade de dados se você não faz nada com ele. Por isso, o grande diferencial do big data é a possibilidade de analisar esses dados para obter insights que serão úteis para ajudar na tomada de decisões de seu negócio.
A grande vantagem do big data são as informações que são geradas a partir do cruzamento de dados, possibilitando, assim, a criação de insights preciosos para sua empresa. Todo esse processo é extremamente rápido, já que o big data trabalha com velocidade para oferecer dados e informações.
Com isso, é possível obter outras vantagens significativas para seu negócio, já que o cruzamento de dados permite conhecer as ações que estão sendo eficientes e os pontos que precisam ser melhorados. Os principais benefícios desta prática podem refletir em aumento de produtividade, redução de custos e elaboração de estratégias assertivas e eficientes.
Para realizar o processo de big data, é necessário organizar e armazenar os dados de maneira eficaz. Para realizar essa tarefa, o mais recomendado é contar com um sistema de nuvem, que irá garantir agilidade na localização de documentos e segurança no controle de acesso.
O armazenamento em nuvem também é fundamental para o processo de cruzamento e análise de dados, já que se os dados ficarem apenas armazenados, eles não serão processados e analisados. Se isso acontecer, de nada adianta para obter insights e melhorar o desempenho da empresa.
A digitalização de documentos também é uma prática importante para realizar o big data, já que com documentos facilmente acessíveis, organizados e classificados fica muito mais fácil obter os dados que sua empresa precisa.
O big data é uma tendência que chegou para ficar. A Acervo pode contribuir para essa implementar esta prática em sua empresa através dos serviços que oferecemos. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar seu negócio.
E não deixe de acompanhar nossas dicas, novidades e conteúdos através de nosso Facebook e LinkedIn.
Desenvolvido e Otimizado por WEBI