Solicite um Orçamento
Solicite um Orçamento

As obrigações das empresas quanto ao armazenamento e descarte de documentos

Muita gente ainda tem dúvidas sobre as obrigações da empresa quanto ao armazenamento, possibilidade de descarte e responsabilidade diante de vários aspectos jurídicos e contábeis. Pois se você está pensando em abrir um negócio ou já tem um em atividade, chegou a hora de conhecer sobre esse fator que traz muitos problemas aos empreendedores de todo o país.

O primeiro passo é quantificar o volume do acervo, de acordo com o CONARQ, e a cada 7 caixas, 1 metro linear é contado. Para qualquer eliminação de documentos, deve-se primeiro contatar uma subcomissão de avaliação para determinar se há necessidade de descarte. Aliás, essa comissão também determina a validez dos documentos de acordo com o Manual de Procedimentos de Protocolo, Expedição e Arquivo.

Os documentos que estão a espera do descarte devem estar separados em caixas tipo box com etiquetas apropriadas que contenham lombadas específicas. O Edital de Ciência de Eliminação de Documentos deve sempre informar periodicamente acerca dos procedimentos de descarte de qualquer parte do acervo arquivado. Também deve ser gerado um Termo de Eliminação de Documentos, onde dados importantes relacionados ao processo de descarte serão informados.

Geralmente quem cuida do armazenamento de documentos que serão usados no futuro para qualquer atividade fiscal são os contabilistas, sendo necessário um contrato que esclareça essa responsabilidade entre as partes.

Caso não haja nenhum contrato, o contabilista que não se sentir responsabilizado por algum documento pode realizar uma notificação com o retorno dos mesmos dentro de um prazo de 30 dias para que a empresa pegue de volta o documento em questão. Se não houver nenhuma ação pela empresa, uma publicação no jornal de grande circulação será realizada. E se mesmo assim não dê certo, o contabilista pode colocar qualquer documento em juízo.

Como impedir que esta responsabilidade se torne uma dor de cabeça?

Hoje em dia terceirizar alguns dos seus serviços é a melhor decisão que pode ser tomada. Por isso, você pode contar com a Acervo. Somos uma empresa que trabalha com guarda, gerenciamento e sistematização de documentos há mais de 20 anos. 

Consulte aqui as soluções que oferecemos para o seu negócio  estar regularizado com o que manda a legislação. Além da Guarda Física, trabalhamos com gerenciamento eletrônico de documentosconsultoria GED, microfilmagemdigitalização de microfilmesorganização de arquivos e um sistema de gestão na nuvem, o Acervo Cloudfile.

CONARQ Nossa equipe está capacitada e preparada para aumentar a sua produtividade, pois o seu foco e os dos profissionais que trabalham na sua empresa, estará unicamente em atividades que geram lucro

Calculadora de Benefícios

Calcule Agora

Fale com um Especialista

Tire suas Dúvidas

Desenvolvido e Otimizado por WEBI