Solicite um Orçamento
Solicite um Orçamento

3 dicas para sua empresa se tornar eco friendly

Acervo Gestão Documental · Audio post – 3 dicas para sua empresa se tornar eco friendly

Você também pode ouvir este post através do player acima!

Eco friendly é um conceito que, apesar de não ser tão novo assim, não é muito conhecido por várias pessoas e empresas. Para entender o que ele significa, basta olharmos com atenção para o termo em si.

Enquanto eco remete ao meio ambiente, friendly tem relação com “amigo”. Logo, uma empresa eco friendly é aquela que pode ser considerada uma amiga do meio ambiente.

Na prática, estamos falando de empresas que tomam atitudes visando diminuir cada vez mais seus impactos ambientais. Mesmo que, em alguns casos, isso possa exigir um grande investimento, há ações simples que não precisam de muito para serem implementadas.

Com elas, além de estar sendo uma parte fundamental na construção de um futuro melhor, sua empresa ainda estará se colocando em uma posição mais favorável no mercado. Afinal, nos últimos anos vimos crescer consideravelmente o número de pessoas que escolhem as empresas das quais consomem tendo as ações ambientais como parâmetro.

Foi com isso em mente que a Acervo preparou este texto. Se você não faz ideia de por onde começar, neste texto nós damos 3 dicas para sua empresa se tornar eco friendly. Quer saber como isso pode ser possível? Então continue a leitura abaixo!

3 dicas para se tornar uma empresa eco friendly

1. Promova organização e planejamento

Este deve ser o primeiro passo de praticamente qualquer nova prática na empresa — seja ela eco friendly ou não. A implementação de algo novo sempre exige planejamento e organização; caso contrário, é difícil que a medida tenha o sucesso esperado.

Portanto, antes de efetivamente cobrar ações de seus colaboradores, tenha um cuidado especial durante esta primeira etapa. Você verá que certas ações terão seus obstáculos, e, para evitar que eles sejam um grande problema, basta prevê-los no planejamento e, com isso, encontrar a solução mais adequada.

Vale citar ainda que, quanto mais colaboradores sua empresa tiver, mais desafiadora será a implementação. Como consequência, o tempo de planejamento deverá ser maior.

2. Tenha um time responsável pelas ações

Uma coisa é certa: ações eco friendly exigem grandes esforços e um time engajado. Porém, mais que isso, também é preciso ter monitoramento e aprimoramento constantes. Se uma ação específica parecia ser eficiente na teoria mas acabou se mostrando não muito boa na prática, ela deve ser alterada ou descartada.

E, para que isso seja possível, é necessário que um grupo de pessoas esteja por trás das ações. Elas serão as responsáveis por colocar as ações em prática, monitorar o cumprimento das mesmas e ainda garantir que a empresa esteja sempre fazendo o que for mais eficaz.

É claro que montar um departamento ambiental do zero pode não ser muito barato, mas você verá como isso renderá frutos no futuro.

3. Diminua o uso de papel

Por fim, uma dica mais prática — e praticamente obrigatória para qualquer empresa eco friendly. Atualmente, o desperdício de papel nas empresas é gigantesco. E você já sabe o quanto de árvores precisam ser derrubadas para produzir uma resma de papel, certo?

A melhor parte desta dica é que a Acervo pode ser sua parceira neste sentido! Uma das melhores soluções para diminuir o uso de papel é passar a atuar com documentos digitalizados. Com eles, a impressão de cópias e mais cópias deixa de ser necessária — visto que cada colaborador poderá acessar os documentos de que precisa diretamente em seu computador.

Por aqui, além de realizar o serviço de digitalização, nós ainda oferecemos um software de gerenciamento eletrônico de documentos (GED). Com ele, o acesso a cada um dos arquivos se torna muito mais fácil.

Para saber mais, entre em contato conosco hoje mesmo!

Calculadora de Benefícios

Calcule Agora

Fale com um Especialista

Tire suas Dúvidas

Desenvolvido e Otimizado por WEBI