Você faz backup dos documentos e arquivos da sua empresa? Se não, saiba que isso é um grande problema. A segurança das informações é importante para qualquer negócio e a perda de dados é um prejuízo irreparável. Por isso, entender os tipos de backup faz total diferença.
O backup é uma das principais formas de garantir a proteção dos seus documentos e não ser pego de surpresa em uma falha de hardware, ataque cibernético ou em um desastre natural, como a enchente no Rio Grande do Sul.
Neste artigo, vamos comentar quais são os principais tipos de backup e como escolher a melhor opção para suas necessidades. Continue a leitura para saber mais!
Fazer backup é criar uma cópia de seus dados e armazená-los em um local diferente do original. Essa ação é realizada para proteger documentos digitalizados e outros arquivos contra eventuais perdas ou falhas de sistema, ataque de vírus, erro humano, entre outros.
Contratos, notas fiscais e documentos pessoais são os mais vulneráveis à perda. Por esse motivo, devem ser protegidos com ótimas medidas de segurança.
Se você é dono de uma empresa, saiba que o backup regular de documentos digitalizados é fundamental para garantir acesso a eles, mesmo em caso de imprevistos.
Agora que você já sabe a importância, está na hora de descobrir os principais tipos de backup. Veja:
É a cópia de todos os dados de um sistema em outro local. O backup completo é fácil de restaurar, principalmente porque todos os arquivos estão em um único lugar. Além disso, ele garante a recuperação total dos dados em caso de perda integral.
Geralmente, é feito em momentos específicos, pois é um processo demorado e requer um grande espaço de armazenamento. As empresas maiores utilizam outros tipos de backup por conta do grande volume de dados.
É o backup armazenado em dispositivos físicos, como um HD externo ou disco rígido, ou em servidores internos. Esse método é ótimo para obter um acesso rápido a documentos digitalizados, porém não protege contra desastres naturais que possam ocorrer no ambiente da empresa.
Esse também é um dos tipos de backup. O incremental faz a cópia apenas dos dados que foram alterados desde o último backup completo.
Por exemplo, se você fizer um backup completo na sexta-feira e um backup incremental na segunda-feira, ele fará apenas as alterações feitas desde sexta-feira. Se ocorrer outro backup incremental na terça-feira, haverá a cópia somente das alterações desde segunda-feira.
O backup incremental é um procedimento que pode ser feito todos os dias, pois é mais rápido e eficiente em termos de espaço de armazenamento. Entretanto, é um pouco complexo para restaurar porque exige a última cópia completa das informações.
O backup diferencial faz a cópia de todos os arquivos alterados desde o último backup completo.
Ou seja, seguindo o exemplo anterior, se um backup diferencial for feito na segunda-feira, ele incluirá todas as alterações desde sexta-feira. Agora, se outra cópia diferencial for feita na terça-feira, ele também incluirá todas as alterações desde sexta-feira.
Esse é um dos tipos de backup que combina a rapidez do incremental com a simplicidade de restauração do backup completo.
O backup em nuvem é quando os dados são armazenados em servidores remotos. É muito útil para acessar a qualquer momento, basta ter conexão à internet.
Sem dúvidas, o backup em nuvem é uma das formas mais utilizadas por empresas de diferentes segmentos e portes. Isso porque são altamente escaláveis e apresentam uma segurança robusta.
Já este backup realiza a transferência de dados para um servidor externo que possibilita acesso remoto. É uma excelente forma de proteger contra desastres naturais e falhas locais.
Conseguiu entender os principais tipos de backup? Essa compreensão ajuda a aumentar a proteção dos dados do seu negócio.
Com a Acervo, você pode contar com uma ajuda especializada em gestão de documentos e dados. Temos soluções eficazes para garantir a segurança e a acessibilidade de suas informações por meio de sistemas de backup robustos.
Através da Acervo CloudFile, por exemplo, é possível publicar, digitalizar e ter total controle de seus documentos digitalizados por meio do acesso remoto. Essa solução é ideal para empresas de todos os tamanhos e segmentos.
Então, este artigo foi útil para você? Esperamos que tenha gostado! Aproveite para conferir mais dicas no blog e seguir no Instagram, Facebook e LinkedIn. Até mais!
Desenvolvido e Otimizado por WEBI