Os documentos são parte importante da gestão empresarial. Por isso, é fundamental que todas as empresas utilizem recursos para garantir o devido gerenciamento de todas as informações e dados produzidos internamente. Nesse sentido a Tabela de Temporalidade Documental (TTD) tem extrema relevância.
Um dos aspectos mais significativos do gerenciamento de documentos são os prazos pelos quais cada documento deve ser guardado. Assim, a TTD desempenha a função de organizar os processos relativos à guarda de documentos, assim como os prazos específicos, em conformidade com as normativas existentes.
Neste texto, te contamos mais sobre a Tabela de Temporalidade Documental e por que ela é um instrumento tão importante para o seu negócio.
Para compreendermos o que é a Tabela de Temporalidade Documental, é necessário pensar sobre os documentos empresariais de um modo geral. Em uma empresa, os documentos são produzidos com grande frequência. E cada um deles terá uma função específica, conforme as informações que ele traz.
Portanto, o ciclo de vida do documentos tem relação direta com a TTD. Isso porque as diferentes fases desse ciclo, que vai desde o momento em que a documentação é amplamente utilizada até sua destinação final, determinarão o tempo de armazenamento dos documentos.
A partir dessas informações, entende-se que a Tabela de Temporalidade Documental é uma tabela em que se determina o prazo de armazenamento de cada documento, conforme as regras existentes e as especificidades da sua empresa. Dessa forma, a TTD deverá descrever, de forma clara, os processos da guarda de diferentes tipos de documentos produzidos internamente, em todos os setores.
Sabendo o que é a TTD, podemos passar à etapa de criação dessa tabela. Vamos conhecer cada uma das etapas?
Por tudo o que foi dito até aqui, fica evidente que a Tabela de Temporalidade Documental é um procedimento essencial para a gestão empresarial. Ela é o centro do gerenciamento adequado dos seus documentos, de modo a possibilitar o pleno andamento dos processos de uma empresa.
Não por acaso, a produção de um Tabela de Temporalidade Documental é um dos serviços incluídos na contratação de um plano de gestão documental. Ao terceirizar os cuidados com os documentos, você se certifica de que as informações estarão seguras e disponíveis para acesso de forma simplificada.
A Acervo é uma empresa especializada na guarda de documentos. Saiba que você pode contar com a gente para a criação de uma TTD capaz de otimizar a gestão documental da sua empresa ou escritório. Entre em contato conosco para fazer um orçamento ou tirar dúvidas sobre nossos serviços.
Desenvolvido e Otimizado por WEBI